Parlamento revoga requalificação de docentes com votos contra de PSD e CDS-PP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 fev (Lusa) - A maioria que suporta o Governo do PS no parlamento aprovou hoje, com os votos contra de PSD e CDS-PP, um diploma que revoga o regime de requalificação de docentes, resultante de projetos do PCP e BE.

O texto do diploma hoje aprovado em votação final global por PS, BE, PCP, PEV e PAN revoga normas em vigor sobre a chamada requalificação e mobilidade do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário introduzidas pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

Para além disso, estabelece que "todos os trabalhadores abrangidos por um processo de requalificação, independentemente da fase em que se encontrem, devem regressar às funções que desempenhavam à altura da colocação em situação de requalificação, sem que os efeitos decorrentes deste processo importem, para o trabalhador, qualquer perda ou diminuição de direitos, nomeadamente no que se refere à retribuição, à progressão na carreira e à contabilização de contribuições referentes ao regime contributivo".

Nos projetos de lei que estiveram na base deste texto final, PCP e BE criticam o anterior executivo PSD/CDS-PP chefiado por Pedro Passos Coelho.

Na exposição de motivos do seu diploma, o PCP considera que a chamada "requalificação de trabalhadores em funções públicas, também aplicada aos professores" constitui "um mecanismo inaceitável que conduz ao despedimento dos trabalhadores".

"Com efeito, o anterior Governo, com o objetivo de despedir professores, criou um regime legal que prevê que um professor de carreira sem componente letiva mínima atribuída, seja transferido para a 'requalificação'. No primeiro ano, é-lhe aplicado um corte no vencimento de 40%, sendo este aumentado para 60% do salário após um ano nesta situação", referem os comunistas.

Por sua vez, o BE acusa "o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas" de "uma constante mentira e dolo que se expressou no novo estatuto de requalificação para os professores", alegando que "nunca o Governo pretendeu qualquer requalificação de docentes".

"O sistema de requalificação não passou de uma armadilha kafkiana onde o Estado procurava ativamente criar condições fictícias de excesso de professores nas escolas - aumento do número de alunos por turma além dos limites legais; extinção e concentração desnecessária e contraproducente de escolas - para, de seguida, colocar nos próprios docentes o ónus de procurarem uma colocação", sustentam os bloquistas.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".