"D. Quixote" de Cervantes marca o nascimento do romance europeu - Mega Ferreira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 fev (Lusa) -- O escritor António Mega Ferreira, autor de "O Essencial sobre Dom Quixote", aponta a edição da "Segunda parte del Ingenioso Cavallero Don Quixote de la Mancha", de Miguel Cervantes, em 1615, como o nascimento do romance europeu.

Com a edição da "Segunda parte del Ingenioso Cavallero Don Quixote de la Mancha", de Miguel de Cervantes Saavedra, "ficava completa a obra monumental que mais havia de marcar a literatura do ocidente europeu, nos séculos seguintes", atesta Mega Ferreira.

Cervantes escreveu a segunda parte, respondendo "a uma pressão da procura" por parte dos leitores, dado "o sucesso sem precedentes" da primeira, publicada em 1605, amplamente difundida e traduzida em vários países europeus, designadamente Portugal, onde se conhecem duas edições piratas da época.

Todavia, realça Mega Ferreira, o "interesse fundamental" de Cervantes em escrever esta segunda parte, foi "constituir uma resposta a um aproveitamento oportunista do sucesso da primeira, de que beneficiara um tal Alonso Fernández de Avellaneda, certamente um pseudónimo, que fizera publicar em Tarragona [sul de Espanha], em 1614, uma continuação das façanhas do cavaleiro criado por Cervantes".

"Essa 'falsa' parte era acintosa para Cervantes, muito crítica da obra publicada em 1605, e fortemente apoucadora da grandeza da personagem então criada", escreve Mega Ferreira.

"Cervantes não gostou do que leu nessa versão apócrifa; e, segundo ele conta, D. Quixote também não. Vai daí, o empreendedor fidalgo lançou-se de novo à estrada, para dar aos eu autor matéria para escrever a segunda parte".

Mega Ferreira qualifica este pretexto como "elegante e retintamente literário, pelo menos no sentido em que entendemos modernamente a palavra literatura: fazer figurar, numa outra obra de ficção, a contestação ficcional de uma outra obra de ficção, através de uma narrativa 'autêntica', é um barroco por excelência".

Se a primeira parte é "muito divertida e estimulante", é a segunda que "eleva o seu alcance e estabelece o modelo".

"O romance europeu nasce aqui, em 1615", remata Mega Ferreira.

A obra "O Essencial sobre Dom Quixote", de Mega Ferreira, é apresentada pelo escritor Miguel Viqueira, na próxima terça-feira, às 18:00, na biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, ao Príncipe Real.

Quanto à personagem D. Quixote, "dura há quatro séculos". "Ao Cavaleiro da Triste Figura não o consumiu o tempo nem o deitou para trás das costas a memória dos homens", o que, para Mega, "é um bom sinal", pois afinal "o Engenhoso Fidalgo continua a ser um horizonte de projeção, ou, ao menos, de encantamento de todos nós".

Esta obra, editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em formato de bolso (10X16,5 centímetros), tem por base os textos de António Mega Ferreira, publicados em 2006, pela editora Assírio & Alvim, em "Por D. Quixote, o justiceiro e o amoroso".

António Mega Ferreira, que atualmente lidera o projeto Metropolitana, editou no ano passado "Hotel Locarno", contando mais de 30 obras editadas, entre ficção, ensaio e biografia.

Miguel de Cervantes nasceu numa seio de uma família da pequena nobreza espanhola, foi militar, participou na batalha de Lepanto, em outubro de 1571, onde perdeu o braço esquerdo. Esta batalha é recorrentemente referida pelo escritor, ao longo do romance do Cavaleiro da Triste Figura.

Preso por piratas, cobrador de impostos, excomungado pela igreja católica, a quem pretendia cobrar os mesmos impostos que eram cobrados ao povo, Cervantes escreveu o primeiro romance "A Galateia" em 1585.

O manuscrito da primeira parte de "D. Quixote" foi entregue em finais de 1604 e conheceu um enorme sucesso em Espanha e na Europa, com várias traduções.

Escreveu outras obras literárias, nomeadamente "Novelas exemplares" (1613), o poema "Viaje del Parnasso", no ano seguinte, e "Ocho comedias y ocho entremezes", em 1615, quando publicou a segunda parte de "D. Quixote".

A título póstumo foi publicado "Los trabajos de Persiles y Sigismundo", que tinha deixado pronto antes de morrer, em 1618, aos 69 anos.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".