Buscas no Banco Carregosa estão relacionadas com processo "Rota do Atlântico"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) - As buscas hoje ao Banco Carregosa, no Porto, estão relacionadas com a investigação judicial no âmbito da operação 'Rota do Atlântico', que envolve os empresários José Veiga e Paulo Santana Lopes, segundo a Procuradoria-Geral da República.

"Confirma-se a realização de buscas, no Porto, no âmbito da designada 'Operação Rota do Atlântico'", respondeu a PGR a uma pergunta enviada pela agência Lusa.

Uma outra fonte disse à Lusa que as buscas à sede do Banco Carregosa foram efetuadas por elementos do Ministério Público e da Polícia Judiciária e autorizadas pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

Fonte oficial do banco tinha confirmado anteriormente à Lusa a realização das buscas, dizendo apenas que estas visaram recolher informações sobre um cliente da instituição.

"Uma equipa de investigadores do Ministério Público e da Polícia Judiciária apresentou-se hoje no banco com um pedido de informação sobre determinada personalidade que é cliente", disse uma responsável da instituição bancária, especificando que, como as autoridades se fizeram acompanhar de um mandado de um juiz para o efeito, foram-lhes transmitidas as informações solicitadas.

Nas declarações à Lusa, a fonte adiantou que "a informação recolhida não é sobre o Banco Carregosa, mas sim sobre um cliente", invocando a questão do sigilo bancário para não revelar a identidade da pessoa em causa.

O Jornal de Notícias (JN) avançou hoje à tarde que estas buscas estão associadas ao caso José Veiga, um processo com indícios de lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros crimes.

"As buscas estiveram a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da PJ, e incidem sobre negócios internacionais associados ao petróleo, mercado imobiliário, mercado financeiro e compra do Banco Internacional de Cabo Verde, um participado do Novo Banco", lê-se na notícia do JN.

O empresário José Veiga foi detido na quarta-feira, assim como os advogados Paulo Santana Lopes e Maria Barbosa. Depois do primeiro interrogatório judicial pelo juiz Carlos Alexandre, o antigo empresário de futebol José Veiga ficou em prisão preventiva, enquanto o seu sócio e empresário Paulo Santana Lopes ficou sujeito a prisão domiciliária a troco de uma caução de um milhão de euros e a advogada Maria Barbosa com Termo de Identidade e Residência.

No âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), realizaram-se várias diligências, designadamente cerca de três dezenas de buscas a domicílios e sedes de empresas, a uma instituição bancária e a três escritórios de advogados.

Os detidos, alegadamente celebravam contratos de fornecimento de bens e serviços relacionados com obras públicas, construção civil e venda de produtos petrolíferos, entre diversas entidades privadas e estatais.

Os proventos gerados com esta atividade eram utilizados na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, sociedades não residentes e outros negócios, utilizando, para o efeito, pessoas com conhecimentos especiais e colocadas em lugares privilegiados, ocultando a origem do dinheiro e integrando-o na atividade económica lícita, acrescenta o documento.

Na operação foram ainda apreendidos vários imóveis, viaturas de alta gama e saldos bancários.

ARA/DN (CMP/FC) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).