Operação "Underground Pharma": 750 mil esteroides anabolizantes apreendidos

Operação "Underground Pharma": 750 mil esteroides anabolizantes apreendidos
| País
Porto Canal (MYF)

A operação "Underground Pharma" conduzida desde 2012 pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária desmantelou laboratórios clandestinos e apreendeu 750 mil esteroides anabolizantes. A investigação consistiu em 34 buscas, 20 arguidos e pôs fim a seis redes de fabrico e venda de esteroides anabolizantes.

Em comunicado, a UNCC da PJ anunciou, esta quarta-feira, o fim de uma investigação realizada em todo o território português sobre tráfico de esteroides anabolizantes (drogas derivadas do hormônio testosterona que são conhecidos pelos efeitos que causam nos músculos).

Para além de “750.000 comprimidos (tabs) e de 50.000 ampolas (injectabel), prontos a entrar no mercado”, foram apreendidas “máquinas de produção de comprimidos, de etiquetar e de embalar”, “matéria-prima para produção dos medicamentos, testosterona, óleos e excipientes, frascos de vidro e plástico, cartonagens, bulas, hologramas, fórmulas de fabricação. A isto acrescem medicamentos contrafeitos adquiridos em mercado paralelo”, revela a PJ.

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ Ministério Público – DIAP de Lisboa remeteu a operação com uma proposta de acusação por corrução de substâncias medicinais e tráfico de substâncias proibidas para o Ministério Público.

A investigação foi desenvolvida em cooperação com as autoridades espanholas, através da Guardia Civil, já que estas redes ilegais tinham algumas ligações em Espanha. Contou ainda com o apoio do INFARMED e da ADOP, avançou a PJ.

 

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.