Registos na Grécia funcionarão em pleno "dentro de dias, um mês" - Comissão Europeia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 10 fev (Lusa) -- O comissário europeu responsável pela migração, Dimitris Avramopoulos, garantiu hoje estarem "por dias, ou por um mês" as mudanças no terreno para melhorar o registo de refugiados na Grécia.

Em conferência de imprensa, depois da reunião do colégio dos comissários europeus, Avramapoulos informou ter recebido do Governo grego a garantia de que "em 10 dias, os 'hotspots' (equipas de registo) vão estar todos operacionais".

"Concordo que tem demorado muito tempo e que (os 'hotspots') estão atrasados, mas estão a ganhar velocidade e desde o momento em que comecem a funcionar, tudo será diferente", referiu o comissário, estimando, assim, que a operacionalidade de todo o processo está "por dias, um mês".

No balanço feito hoje às medidas prioritárias, definidas em setembro de 2015, para responder à crise dos refugiados, Bruxelas referiu "estar a ser muito lenta" a implementação dos cinco 'hotspots' na Grécia, "em parte, devido à necessidade de os construir a partir do zero" e também por causa de dificuldades a nível da infraestrutura, de recursos humanos e de coordenação.

"Apenas um 'hotspot' está totalmente operacional (em Lesbos). Estão em curso trabalhos em outras instalações", lê-se no comunicado divulgado após a reunião semanal da Comissão Europeia.

PL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.