Queda de ponte sobre o rio Sousa faz rebentar cano de esgoto e lançar detritos diretamente para o rio

| Norte
Porto Canal (MYF)

Uma ponte sobre o rio Sousa, em Gondomar, caiu na manhã desta quarta-feira, depois de 60 anos de história. Um cano de esgoto, que passava por debaixo da ponte, rebentou e começou a despejar detritos diretamente para o rio Sousa. O caso já está a ser tratado pela empresa Águas de Gondomar (AdG).

Actualizado 10-02-2016 14:14

"Devido às intempéries que se estão a fazer sentir desde o início do ano, um pilar da ponte velha de Foz do Sousa cedeu o que originou a sua queda parcial, afetando assim o coletor público de saneamento da AdG que se encontrava suspenso sob o seu tabuleiro", explicou Paula Santos do Departamento da AdG, ao Porto Canal.

Apesar de considerar que o "impacto de tais descargas no meio ambiente é mínimo", Paula Santos refere que já estão a ser tomadas medidas, ainda que provisórias, para a reparação do cano de esgotos.  

"Atenta à necessidade de normalizar a situação com a maior urgência, a AdG está a implementar uma solução provisória, através de um sistema de bombagem e instalação de tubagem ao longo do passeio da nova ponte de Foz do Sousa, que se prevê fique operacional nas próximas 48h. A solução definitiva passará pela instalação de um novo coletor suspenso sob o tabuleiro desta nova ponte", avançou.

Isidro de Sousa, Presidente da União das Freguesias de Foz do Sousa e de Covelo, acrescenta ainda que a ponte já estava vedada há um mês para ser demolida. Já não era permitido a passagem de peões e há sete anos que foi proibida a circulação de veículos, que passaram, na altura, a usar a ponte Santo Amaro para atravessar o rio.

No local estiveram a Proteção Civil e as Águas de Gondomar e membros da autarquia.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.