Verdes abertos a coligação se sustentabilidade for prioridade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 27 set (Lusa) -- Os Verdes alemães mostraram-se hoje dispostos a negociar com o partido de Angela Merkel um acordo de coligação desde que o desenvolvimento sustentável seja uma prioridade do futuro Governo.

A posição foi assumida numa reunião de dirigentes dos Verdes em Berlim pelo copresidente do partido, Cem Oezdemir, que sublinhou no entanto o "ceticismo" dos ecologistas em relação a uma aliança com os conservadores da União Democrata Cristão (CDU) de Merkel.

A CDU venceu as legislativas de domingo passado com 41,5% dos votos, uma maioria clara mas insuficiente para governar sozinha, e manifestou disposição para negociar uma coligação com o Partido Social Democrata (SPD), que obteve 25,7%, ou os Verdes, que tiveram 8,4% dos votos.

"Não podemos ter uma política que aumente as emissões de CO2", respondeu Oezdemir a uma questão sobre as condições que os Verdes levarão para a mesa das negociações.

A possibilidade de negociações com a CDU vai ainda ser discutida na reunião dos Verdes, cuja ala mais à esquerda tem manifestado reservas a uma aliança com os conservadores.

A reunião vai servir também para analisar a renovação da cúpula do partido, depois das várias demissões em reação à perda pelo partido de um milhão de votos em relação a 2009.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.