Todo o continente exceto Guarda e Bragança em aviso laranja devido à chuva

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 set (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja devido à chuva forte todo o território continental, à exceção dos distritos da Guarda e de Bragança.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA, os distritos de Viseu e Vila Real juntaram-se aos restantes já anteriormente submetidos ao segundo aviso meteorológico mais grave numa escala de quatro.

O aviso laranja vigora até às 15:00 nos distritos do litoral e até às 18:00 nos distritos do interior.

Quase todo o continente, exceto Évora, Santarém e Portalegre, está também submetido ao aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido ao vento, que, em alguns pontos nas terras altas, pode registar rajadas até 100 km/h.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As situações meteorológicas adversas, como a queda de chuva forte, registadas hoje em Portugal continental, são resultado de uma depressão, centrada a noroeste da Península Ibérica, de acordo com o IPMA.

"Estamos com o efeito de uma depressão, centrada a noroeste da Península Ibérica, que traz-nos alguma instabilidade e agravamento do estado do tempo. Daí que tenhamos emitido avisos", disse hoje à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

Para hoje, o IPMA prevê "chuva forte, passando a regime de aguaceiros, temporariamente fortes, em todo o território, uma situação de agravamento do litoral para o interior e depois também de desagravamento, gradualmente, do litoral para o interior".

"Teremos durante a tarde chuva já menos intensa nas regiões do litoral e, para o fim do dia, menos intensidade nas regiões do interior", referiu Cristina Simões.

Esta situação irá "manter-se para sábado, ainda com um cenário de chuva, temporariamente forte nas regiões norte e centro, e o vento ainda a soprar com alguma intensidade no litoral e nas terras altas".

Para domingo, o IPMA já prevê "uma situação mais calma, embora ainda com a previsão de precipitação, já não com a intensidade do dia de hoje e sábado".

Também devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para hoje, para alguns distritos do centro e sul.

De acordo com informação disponibilizada na página da internet da ANPC, o alerta, válido entre as 00:01 e as 20:00 de hoje, foi emitido para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.

De acordo com o comandante adjunto de operações Miguel Cruz, durante o dia de hoje, a ANPC irá "avaliar o possível prolongamento [do alerta] para a região norte durante a madrugada".

HB (JRS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".