Voleibol: Liga Mundial 2013 - Portugal entre a elite para rectificar a imagem

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 30 mai (Lusa) -- Portugal inicia sexta-feira frente à Finlândia, em Helsínquia, a 10.ª participação na Liga Mundial de voleibol, com a missão de apagar a má imagem deixada em 2012, em que somou apenas um ponto nos 12 jogos realizados.

Uma vez mais chamado à última da hora para substituir o Egito, situação que já tinha acontecido em 2011, Portugal ficou integrado no Grupo C da fase intercontinental, juntamente com o Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e Japão.

A seleção portuguesa, sob o comando técnico do italiano Flavio Gulinelli, jogará três vezes fora, na Finlândia (31 de maio e 01 de junho), no Canadá (07 e 08 de junho) e na Holanda (22 e 23 de junho), e duas vezes em casa, com o Japão (a 29 e 30 de junho) e Coreia do Sul (06 e 07 de julho).

Guimarães, cidade europeia do desporto 2013, vai ser o palco dos confrontos da seleção portuguesa com o Japão e a Coreia do Sul, no Pavilhão Multiúsos.

O regresso do distribuidor Nuno Pinheiro, que já não integrava a seleção desde 2008, e a presença do experiente Idner Martins constituem as principais novidades das escolhas de Flávio Gulinelli para a presente edição da Liga Mundial.

"Acredito neste grupo e acho que, atendendo às seleções que vamos defrontar, podemos fazer qualquer coisa. Gostaríamos de conseguir boas prestações, principalmente em Guimarães, porque é sempre muito agradável jogar bem e ganhar em casa", disse Nuno Pinheiro.

Campeão nacional francês pelo Tours VB, Nuno Pinheiro reconhece que o objetivo principal para este grupo não é o imediato, neste caso a Liga Mundial, mas sim o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, cuja qualificação será disputada em janeiro de 2014.

O selecionador Flávio Gulinelli manifestou-se agradado com o trabalho desenvolvido pelos jogadores, no estágio em Anadia e na Bulgária, e acredita que a equipa poderá obter bons resultados na Liga Mundial.

"Os jogadores mais novos estão com mais um ano de experiência, devido à sua prestação, não só na Liga Mundial como também nos seus clubes e em alguns campeonatos estrangeiros", referiu o selecionador.

Flávio Gulinelli integra neste grupo Marcel Gil, "que evidencia maior qualidade física e técnica", Alexandre Ferreira, "que teve uma época muito boa em Itália", Valdir Sequeira, "que venceu o campeonato na Áustria", e Nuno Pinheiro, "que foi campeão em França".

"À primeira vista, o nosso grupo tem menos peso do que os outros dois, mas no nosso grupo apura-se apenas o primeiro classificado. E não vai ser nada fácil jogar contra Canadá, Japão, Coreia do Sul, Finlândia e Holanda, pois são seleções que apresentam já um bom nível de jogo", disse.

De qualquer forma, não é como na edição do ano passado, em que Portugal teve que defrontar Bulgária, Argentina e Alemanha, seleções que foram, respetivamente, quarta, quinta e sexta classificadas nos Jogos Olímpicos Londres2012.

O selecionador convocou para o primeiro embate na Liga Mundial'2013 os seguintes jogadores: Nuno Pinheiro, Idner Martins, Alexandre Ferreira, André Lopes, José Gomes, Tiago Violas, João José, Marcel Gil, Rui Santos, Valdir Sequeira, Ivo Casas e João Coelho.

A edição deste ano da Liga Mundial, que distribui prémios monetários "milionários", será realizada em moldes diferentes, sendo disputada uma fase intercontinental por 18 seleções, repartidas por três grupos de seis equipas cada.

O Grupo A é constituído pelo Brasil, Polónia -- detentor do troféu -, Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França, o Grupo B integra Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irão, e Portugal está no Grupo C com Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e Japão.

Os grupos A e B foram determinados a partir do "ranking" mundial (atualizado em 13 de Agosto de 2012). O grupo C foi formado pelos quatro melhores classificados, logo a seguir às 12 seleções dos grupos A e B e ainda por dois países escolhidos pela Federação Internacional de Voleibol.

A fase final da Liga Mundial será disputada em Mar del Plata, na Argentina, entre 17 e 21 de julho, por oito seleções: o organizador, os três primeiros classificados do grupo A e do grupo B e ainda o primeiro classificado do grupo C.

A estreia de Portugal na Liga Mundial remonta a 1999, na altura em substituição da então Jugoslávia, devido ao clima de instabilidade politica e social que aquele país atravessava, e desde então a melhor classificação foi o 5.º lugar em 2005.

Portugal disputou um total de 108 jogos na prova, tendo somado 23 vitórias e 85 derrotas, e os seus 21,23 pontos percentuais de triunfos colocam-no no 21.º lugar de entre as 25 seleções que já participaram na Liga Mundial.

APS (RCP) // NF.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto emite comunicado sobre Fair Play Financeiro da UEFA

Através do website do clube, o FC Porto emitiu um comunicado sobre as recentes notícias relativas ao Fair Play Financeiro da UEFA.

FC Porto: Segunda de trabalho com o foco na Taça

FC Porto e Vitória SC discutem o acesso à final da prova rainha na quarta-feira às 20h15.

Conselho de Arbitragem censura intervenção do VAR em penálti revertido sobre Francisco Conceição no Estoril

O vice-presidente do Conselho de Arbitragem, João Ferreira, afirmou que a intervenção do VAR para anular o penálti assinalado em campo sobre Francisco Conceição “foi excessiva”.