Solução satisfaz todas as partes e cumpre compromisso eleitoral - MNE

| Política
Porto Canal com Lusa

Amesterdão, Holanda, 06 fev (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje que o desfecho das negociações entre o Governo e o consórcio Gateway sobre a TAP é vantajoso para todas as partes e vai ao encontro de um compromisso eleitoral.

"Sobretudo, é uma solução que corresponde a um compromisso eleitoral, a um compromisso do Governo, conseguida pelos meios que são os preferidos, porque são o meio da negociação e do compromisso. É uma solução que tem vantagens para todas as partes, permanecendo o capital da TAP na sua maioria nas mãos do Estado", afirmou o número dois do executivo socialista à Lusa, à saída de uma reunião dos chefes de diplomacia da União Europeia, em Amesterdão, Holanda.

Na sequência de negociações que o primeiro-ministro, António Costa, admitiu que "não foram fáceis", o Governo e o consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman assinaram hoje um memorando de entendimento que devolve ao Estado 50% do capital da transportadora aérea nacional.

O Governo vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34%), resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

ACC // SO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.