Washington disponível para levantar sanções contra Irão a curto prazo -- Kerry

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 27 set (Lusa) -- O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse, esta quinta-feira, que os Estados Unidos ponderam levantar as sanções contra o Irão no prazo de entre três a seis meses se o país cumprir com uma série de medidas relativas ao seu programa nuclear.

Numa entrevista no programa "60 Minutos" da cadeia televisiva CBS, parcialmente difundida esta quinta-feira, John Kerry falou sobre os passos concretos que o Irão deverá tomar para demonstrar que colocou de parte as suas ambições nucleares, a fim de ver levantadas as sanções contra si.

As autoridades iranianas "poderiam permitir de imediato a inspeção à instalação em Fordow, uma instalação secreta e subterrânea, fortificada e, sem dúvida, nada do tipo de um programa pacífico", detalhou Kerry.

"Poderiam assinar de imediato os protocolos, os protocolos adicionais da comunidade internacional relativos às inspeções. Poderiam oferecer-se para cessar de forma voluntária, o enriquecimento [de urânio] (...), mantê-lo a um nível muito baixo porque não há necessidade de tê-lo a um nível mais elevado para um programa pacífico", disse.

Questionado sobre que passos serão dados por Washington para responder a esses eventuais gestos por parte de Teerão, o chefe da diplomacia norte-americana mostrou confiança que os iranianos teriam a expectativa de que o seu país poderia "ajustar o regime de sanções".

Tal implicaria o estabelecimento de um processo que mostre aos iranianos como manter um programa pacífico sem prejudicar os esforços dos Estados Unidos de assegurar que "nenhum país vai desenvolver armas nucleares", sublinhou Kerry.

O secretário de Estado norte-americano advertiu que Washington não vai levantar as sanções "até que fique claro que está em marcha um processo muito verificável, de prestação de contas, transparente, através do qual saibamos exatamente o que é que o Irão está a fazer com o seu programa.

O Presidente iraniano, Hasan Rohani, que venceu as eleições de 14 de junho em parte pelas promessas de conseguir a flexibilização das sanções internacionais, sublinhou recentemente que gostaria de alcançar um acordo com esse fim, no prazo de três a seis meses.

Questionado sobre se o prazo é viável, Kerry respondeu: "Claro, é possível. É possível ter um acordo muito antes disso, dependendo de quão aberto e claro o Irão está disposto a ser".

O excerto da entrevista foi divulgado no mesmo dia em que John Kerry manteve um breve encontro, em Nova Iorque, com o seu homólogo iraniano, Javad Zarif, em que esteve em cima da mesa o dossiê nuclear.

Este foi o primeiro encontro de alto nível entre os Estados Unidos e o Irão desde 1979, segundo anunciaram os dois dirigentes.

O encontro ocorreu à margem da reunião a nível ministerial do grupo 5+1, com o Irão, para discutir as preocupações internacionais relacionados com o programa nuclear de Teerão.

Durante a entrevista à CBS, que será transmitida na íntegra no próximo domingo, Kerry aborda de forma ampla o conflito na Síria, a ameaça terrorista no mundo, bem como a possibilidade de uma nova relação com o Presidente Rohani.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.