Furacão "Bárbara" passa a tempestade tropical após deixar dois mortos no México

| Mundo
Porto Canal / Agências

Oaxaca, México, 30 mai (Lusa) -- O furacão "Bárbara" perdeu força e passou a tempestade tropical, depois de ter tocado terra, esta quarta-feira, no sul do México, onde deixou dois mortos, indicaram as autoridades.

O furacão "Bárbara" tocou terra no Estado mexicano de Chiapas, zona rural com locais arqueológicos perto do vizinho Estado de Oaxaca. Centenas de pessoas foram retiradas das áreas mais afetadas.

Uma das vítimas era um cidadão norte-americano, de 61 anos, que morreu após ter sido arrastado pelas ondas, ignorando um alerta que interditava o acesso uma praia na cidade de Salina Cruz, adiantou o diretor da Proteção Civil de Oaxaca, Manuel Maza, à agência AFP. Um homem de 27 anos morreu numa outra cidade do mesmo Estado, depois de ter sido levado pelas águas de um rio que transbordou.

No Estado mexicano de Guerrero, as chuvadas provocaram inundações na cidade turística de Acapulco, tendo o nível da água chegado a atingir uma altura de 52 centímetros, segundo a AFP.

As autoridades do Estado de Oaxaca aconselharam os residentes a permanecerem nas suas casas, apesar de o "Bárbara" ter perdido intensidade.

Aproximadamente duas centenas de famílias foram levadas para abrigos temporários.

O "Bárbara" foi o primeiro furacão do ano no Oceano Pacífico.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.