Mesquita Machado conclui 37 anos como autarca de Braga com sensação de "dever cumprido"

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 26 set (Lusa) - Na sua última reunião como presidente da Câmara de Braga, após 37 anos no cargo, o socialista Mesquita Machado afirmou sair com sentimento de "dever cumprido" por ter desenvolvido um concelho que disse ter encontrado na "idade da pedra".

Na habitual conferência de imprensa depois da reunião camarária, o líder da oposição, Ricardo Rio, salientou que "apesar das muitas divergências", o "correto" é agradecer a Mesquita Machado por "tudo aquilo que fez de bem" pelo concelho.

Depois de ter presidido a "mais de mil reuniões", Mesquita Machado disse ainda que vai dedicar o tempo a tarefas familiares e prometeu que, "como diz o outro", vai "andar por ai", na também habitual conversa com os jornalistas após as reuniões do executivo.

"Não é fácil resumir 37 anos de trabalho. O principal que consegui foi o desenvolvimento harmonioso que se conseguiu fazer, e com qualidade de vida, para todo o território de Braga. Não cresceu só a cidade, o que fez com que a população das zonas rurais se fixasse nessas freguesias e não fosse tentada a mudar-se para a cidade", disse.

Mesquita Machado recordou como era o concelho em 1977, data em que ganhou as primeiras de dez eleições autárquicas. "Encontrei o concelho de Braga praticamente na idade da pedra, sem escolas, sem saneamento, sem transportes em condições", disse.

Segundo o autarca, "a grande obra foi desenvolver Braga em todas as vertentes e em todo o território".

Por isso, disse, o sentimento é de obra feita.

"Sentimento de dever cumprido. Já o disse, realizei aquilo que era absolutamente necessário", afirmou, comovido, Mesquita Machado.

Naquele que foi o momento de encerramento de um ciclo, o principal opositor de Mesquita Machado nos últimos oito anos, Ricardo Rio lembrou que o autarca "nunca deixará de estar associado a um período relevante" da história de Braga.

"Há que ser verdadeiramente correto. E correto é dizer que, sem prejuízo das muitas divergências que temos em matéria da gestão municipal, seja do ponto de vista do investimento, seja da própria forma como lidou com alguns assuntos, temos que deixar uma palavra de agradecimento por aquilo que ele fez de bom pela cidade", disse.

Para Rio "não foi tudo bom, há um saldo final que a História se encarregará de avaliar".

Quanto ao futuro, os dias de Mesquita Machado vão ser preenchidos com "afazeres" familiares.

"Onde me podem ver? A passear no novo parque do Picoto, na porta da escola dos meus netos, vou dedicar mais tempo à família", explicou.

No entanto, o primeiro presidente da Câmara Municipal de Braga da era democrático, e único, até agora, deixou um aviso: "Como diz o outro, vou andar por aí".

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.