Exportações no Turismo crescem há 43 meses

Exportações no Turismo crescem há 43 meses
| Economia
Porto Canal

As exportações do turismo português estão a crescer termos homólogos há 43 meses, ou seja desde janeiro de 2010, segundo os dados do Banco de Portugal mais recentes, de julho de 2013.

As exportações atingiram os 4.853 milhões de euros até julho deste ano, um aumento de 7,8% em termos homólogos, o que representou o melhor resultado acumulado nos primeiros sete meses do ano de que há registo nos dados do Banco de Portugal.

Todo o ano de 2009 havia registado um decréscimo, novamente em termos homólogos, das exportações dos serviços de viagens e turismo, mas a partir de janeiro de 2010 o sentido inverteu-se numa tendência que se faz sentir desde então.

Também os gastos dos portugueses no estrangeiro têm aumentado este ano face a 2012, com uma variação homóloga de 5,6% no acumulado até julho, quando entre abril e dezembro do ano passado tinham caído.

Em julho, o saldo entre os gastos dos turistas estrangeiros em Portugal e os dos portugueses no exterior fixou-se em 882 milhões de euros, 6,1% acima do valor registado em igual mês do ano passado.

Já a 13 de setembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os mais recentes dados do turismo, mostrando que o número de dormidas na hotelaria atingiu os 5,3 milhões em julho deste ano, mais 3,8% em termos homólogos, assim como os proveitos totais subiram 6,7%, face ao mesmo mês de 2012.

Os principais mercados emissores foram o dos EUA (+24,1%), seguido pela Irlanda (+10,5%), Alemanha (+9,9%), França (+9,9%) e Reino Unido (+8,7%).

A hotelaria registou em julho 1,6 milhões de hóspedes e 5,3 milhões de dormidas (+3,3% de hóspedes e +3,8% de dormidas que em julho de 2012), observando-se, no entanto, "um abrandamento das dormidas face à evolução homóloga dos dois últimos meses".

De acordo com o INE, verificou-se uma redução nas dormidas de residentes, que contribuíram com 1,6 milhões de dormidas, menos 1,3% em termos homólogos, um resultado que "interrompeu o observado nos dois meses anteriores".

Já no caso dos não residentes, o INE destacou o aumento de 6% nas dormidas que totalizaram 3,7 milhões, uma subida no entanto menor que a do mês anterior. Em termos acumulados, de janeiro a julho, registou-se um aumento de 7,9%.

De janeiro a julho de 2013, os estabelecimentos hoteleiros alojaram 8 milhões de hóspedes, correspondentes a mais de 3,5%, tendo originado 22,9 milhões de dormidas (+4,9%).

Os proveitos totais na hotelaria atingiram 252,7 milhões de euros e os de aposento 186,4 milhões, mais 6,7% e 7,3%, respetivamente, variações contudo inferiores às observadas em junho, (+10,7% e +12,2%).

"Os resultados do mês de julho apresentaram-se ligeiramente mais favoráveis que os acumulados nos sete primeiros meses do ano (+5,1% nos proveitos totais e +6,9% nos de aposento)", salientou, contudo, o INE.

O INE revelou ainda que a taxa de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros foi de 56,9% em julho, correspondentes a mais 1,4 pontos percentuais em termos homólogos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.