PS é o partido que mais concorre sozinho às câmaras

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 set (Lusa) -- O PS foi o partido que apresentou mais candidaturas individuais a câmaras municipais para as autárquicas do próximo domingo, enquanto o PSD optou por candidatar-se sozinho a dois terços destas autarquias.

De acordo com a relação de todas as candidaturas apresentadas nos tribunais e sorteadas para efeitos de ordenação nos boletins de voto, atualizada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) a 10 de setembro, o PS apresentou candidaturas sozinho a 302 dos 308 concelhos do país, concorrendo em coligação com outros partidos apenas no Funchal e em Câmara de Lobos, na Madeira.

O PPD/PSD apresentou candidaturas a 201 câmaras municipais, mas, em coligação, concorre a mais 103 câmaras, em 77 das quais coligado com o CDS-PP.

Além dos concelhos onde se candidata com o partido que é seu parceiro no Governo, o Partido Popular apresentou candidaturas individualmente em 152 municípios.

Também se candidata a sete municípios em conjunto com o Movimento Partido da Terra (MPT) e o Partido Popular Monárquico (PPM) e a outros três apenas em coligação com o MPT.

A coligação CDU (PCP-PEV) apresentou candidaturas a 298 municípios, o Bloco de Esquerda a 113 e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (PCTP/MRPP) a 27.

O Partido dos trabalhadores Portugueses (PTP) apresentou 23 candidaturas, mas a sua candidatura a Sintra foi invalidada pelo Tribunal Constitucional.

Individualmente, o Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) apresentou candidaturas a 12 municípios, o MPT a oito e o Partido Nacional Renovador (PNR) a seis.

O Partido Nova Democracia (PND), o PPM e o partido Portugal Pro Vida (PPV) apenas se candidatam sem coligações a uma câmara cada, respetivamente em Sintra, Mêda e Faro.

PPM, PPV e PND concorrem coligados a três câmaras e o PPM e o PPV concorrem coligados à Câmara de Guimarães.

Apresentaram ainda candidaturas 94 movimentos de cidadãos, mas alguns deles foram entretanto impedidos pelo Tribunal Constitucional de se candidatarem.

Foram impedidas as candidaturas dos movimentos independentes A Guarda Primeiro e Juntos Pela Guarda, do Movimento Independente Valentim Loureiro - Gondomar no Coração, da candidatura Todos Por Cascais e do Movimento Unidade e Desenvolvimento de Alandroal (MUDA), do atual presidente da câmara deste concelho, João Grilo.

RCS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".