OE2016: UTAO diz que cenário macroeconómico é incerto e duvida da melhoria do emprego

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jan (Lusa) -- A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) afirma que o cenário macroeconómico do Governo, inscrito no esboço de plano orçamental, está revestido de "elevada incerteza", sobretudo quanto ao modelo de crescimento e às previsões de melhoria do emprego.

Na análise da UTAO ao esboço do Orçamento do Estado para 2016, a que a agência Lusa teve hoje acesso, os técnicos independentes afirmam que existe uma "elevada incerteza" quanto às estimativas de crescimento do Governo para este ano, que apontam para os 2,1%.

O executivo liderado por António Costa antevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) "decorrente de um contributo mais positivo da procura interna e menos negativo da procura externa líquida" face a 2015, mas a UTAO admite que poderá não ser assim.

"Existe um risco não negligenciável de que a composição do crescimento para 2016 seja diferente da considerada no cenário do esboço de Orçamento do Estado, com maior contributo positivo da procura interna e maior contributo negativo da procura externa líquida, resultando em impactos relevantes ao nível dos ajustamentos internos e externos", lê-se na nota dos técnicos independentes.

Isto porque, o crescimento do PIB "poderá ser pressionado por um maior aumento do consumo privado" e, consequentemente, das importações, pela recuperação de rendimentos, sobretudo nos trabalhadores do setor público.

Adicionalmente, a UTAO sublinha "o risco de diminuição do crescimento das exportações", que seria agravado num cenário de "maior crescimento do consumo privado".

Além disso, "existem ainda riscos quanto à concretização da recuperação do emprego no setor privado, intensificados num cenário de menor crescimento das exportações ou do investimento privado", escrevem os especialistas.

Por outro lado, avisa a UTAO, a "evolução das economias dos principais parceiros comerciais surge como importante desafio externo para a concretização do cenário macroeconómico".

Em particular, os ténicos sublinham a recessão económica do Brasil, destino de 1,3% do total das exportações portuguesas, "com efeitos ainda incertos sobre as importações", bem como os receios face ao abrandamento das economias da China e da zona Euro, nomeadamente em Espanha e na Alemanha, parceiros portugueses.

"Neste contexto poderá identificar-se um risco significativo no sentido descendente do ritmo de crescimento da economia mundial com um efeito potencial negativo sobre o crescimento da economia portuguesa", lê-se.

A UTAO afirma ainda que "a vulnerabilidade a eventuais choques financeiros globais é muito elevada", perante as necessidades de financiamento e os elevados níveis de endividamento.

Os técnicos escrevem também que a análise deste cenário é "particularmente afetada pela incerteza em torno do detalhe das medidas de política orçamental subjacentes", uma vez que se trata apenas de um esboço do Orçamento do Estado para 2016.

SP/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.