Moreira espera vitória no Porto para dar lição aos partidos

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 26 set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira destacou hoje que a vitória do movimento "livre e independente" que lidera pode dar uma lição aos partidos, fazendo-os "rever a estratégia na relação com os cidadãos".

"Esperamos que os cidadãos aproveitem o significado desta candidatura para perceberem que, se não votarem em nós, aquilo que acontecerá será convencer os partidos de que eles é que estão certos e nós, os cidadãos, estamos errados", sublinhou, à margem de uma visita ao bairro de Vilar.

No penúltimo dia de campanha, Rui Moreira disse acreditar que os "cidadãos do Porto vão, mais uma vez, dar um exemplo muito importante para o país e para dentro dos partidos políticos, para que eles voltem a ser aquilo que foram nos anos que se seguiram ao 25 de abril [de 1974]".

Referindo-se ao "descontentamento com a forma como os partidos políticos têm funcionado" que "muitas pessoas têm manifestado", o candidato disse acreditar que a sua vitória "pode levar os partidos a reverem a estratégia na relação com os cidadãos".

"Esperamos que as pessoas percebam a alternativa que existe na cidade do Porto, que somos nós. Uma alternativa que se propôs apresentar uma candidatura livre, independente, que tem pessoas de todos os partidos, de todos os quadrantes, mas, acima de tudo, tem pessoas competentes, dedicadas à cidade", frisou.

Antes das declarações aos jornalistas, boa parte do esforço de Moreira e respetiva comitiva passou por explicar aos populares mais indecisos que a candidatura independente, apoiada pelo CDS-PP, agrega pessoas de todos os partidos, nomeadamente do PS.

"Estou muito indecisa, isto é só política. O Zé Povinho está farto de ser enganado e quanto mais enganado mais vota nos mesmos", desabafou uma moradora do Bairro de Vilar, em Massarelos, que acabou a conversa com Moreira a dizer "se calhar vou votar no senhor, e sou de esquerda, atenção!".

Além de Rui Moreira, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

O social-democrata Rui Rio, eleito pelo PSD/CDS-PP, é presidente da Câmara do Porto há três mandatos e não se pode recandidatar.

ACG // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.