Sindicato quer saber onde estão os 200ME destinados ao Túnel do Marão

| País
Porto Canal

O presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, questionou hoje o Governo sobre os 200 milhões de euros de fundos comunitários anunciados para a conclusão da Autoestrada do Marão, parada há mais de dois anos.

Albano Ribeiro, que falava em conferência de imprensa, em frente à Câmara de Vila Real, lembrou uma audiência em que o secretário de Estado anunciou 200 milhões de euros para assegurar a conclusão das obras na autoestrada, onde se insere um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros.

Quase dois anos depois, o presidente do sindicato quer saber onde está essa verba. "Será que foi desviada para fazer baixar o défice do Estado", questionou.

Albano Ribeiro continua a defender que "não há nada que justifique a continuidade das obras paradas que provocam milhões de euros de prejuízo ao Estado".

Depois de dois anos de obra parada, em junho o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão.

Entretanto a concessão da autoestrada, que está a ser construída entre Amarante e Vila Real, passou para as mãos da EP - EStradas de Portugal.

Em agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que serão precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão. Ou seja, segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano.

Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

Albano Ribeiro afirmou hoje que "já houve tempo suficiente para que todo o trabalho ao nível da justiça fosse ultrapassado".

"A atual situação que infelizmente afeta 1.400 postos de trabalho, atirou com muitas dezenas de empresas para a insolvência e originou a emigração de muitos trabalhadores e levou a um agravamento do custo da obra na ordem dos 60%".

O sindicato aproveitou ainda o momento de campanha eleitoral para questionar os candidatos à Câmara de Vila Real sobre uma posição em relação ao "imediato recomeço das obras no Túnel do Marão".

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.