Ataque no Quénia vai custar 0,5% do PIB do país - Moody's

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, Estados Unidos, 26 set (Lusa) - O ataque terrorista a um centro comercial na capital do Quénia vai fazer o crescimento da economia abrandar 0,5%, prevê a Moody's, tendo como base a quebra de receitas que se seguiu a outros episódios de violência.

Segundo uma nota da agência de notação financeira norte-americana, este ataque terá um impacto negativo na revisão do 'rating' do Quénia, atualmente em B1 com perspetiva estável, e "prejudicará o crescimento e as receitas fiscais, mais diretamente através do efeito no turismo, que representa 12,5% do PIB, 7,4% do investimento e 11% do total de empregados" no país.

Tomando como base os efeitos económicos que o ataque da Al-Qaida à embaixada dos Estados Unidos, em 1998, e a violência étnica a seguir às eleições, em 2008, tiveram, a Moody's prevê que o mesmo ocorra este ano, "reduzindo o crescimento do PIB em cerca de 0,5% na época alta do inverno de 2013-2014".

A Moody's não prevê, no entanto, que o ataque tenha consequências em termos de investimento externo nem em ajuda internacional.

O comando islamita 'shebab' atacou, ao final da manhã de sábado, o centro comercial Westgate com granadas e armas automáticas, disparando sobre empregados e clientes antes de se barricar no interior do edifício com reféns.

O cerco e a tentativa de pôr termo à ocupação e sequestro por parte das forças de segurança quenianas durou cerca de 80 horas, tendo terminado na terça-feira à tarde.

O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, anunciou o fim do ataque e a morte de 61 civis e seis membros das forças de segurança. Cinco atacantes foram mortos e 11 suspeitos detidos, disse.

O movimento islamita 'shebab' afirmou, no entanto, que foram mortos 137 reféns.

MBA (MLL) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.