Nelson Mandela está "muito melhor" - segundo um dos seus netos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, África do Sul, 26 set (Lusa) - O antigo Presidente da África do Sul Nelson Mandela encontra-se "muito melhor" e reconhece as pessoas que estão à sua volta, afirmou um dos seus netos, citado hoje pelo diário The New Age.

"Voltei a vê-lo à hora do almoço ontem [em referência à passada terça-feira 24, festa nacional sul-africana devido ao Dia do Património]. Está muito bem", indicou Mbuso Mandela.

"Estava sentando e a olhar em redor. Fizemos-lhe companhia", afirmou o neto do ícone da luta contra o 'apartheid'.

Mbuso Mandela destacou ainda que o seu avô está "animado" e que não passa todo o dia deitado na cama.

Segundo o mesmo jornal, "vários membros da família disseram que Mandela estava sentado e que os reconhecia".

Na quarta-feira, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse, em Nova Iorque, onde participa da Assembleia-Geral da ONU, que o "venerado" Mandela continua a responder ao tratamento na sua residência.

"A sua família e o nosso povo têm recebido calorosamente o apoio que [Mandela] continua a receber da comunidade internacional", acrescentou o atual chefe de Estado da África do Sul.

Este apoio"faz-nos sentir honrados e muito agradecidos", frisou.

Madiba - nome pelo qual é carinhosamente conhecido na África do Sul - cumpre hoje 26 dias em casa, a qual foi remodelada para Mandela poder continuar a receber cuidados intensivos, depois de ter passado quase três meses internado num hospital de Pretória.

Com 95 anos, o prémio Nobel da Paz foi hospitalizado de urgência, a 08 de junho, devido a uma infeção pulmonar.

Os problemas pulmonares de Mandela estão provavelmente relacionados com sequelas de uma tuberculose contraída durante a sua detenção na ilha-prisão de Robben Island, ao largo da cidade do Cabo, onde passou 18 dos seus 27 anos de prisão sob o regime do 'apartheid'.

DM (FPA) // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.