Detectada no fundo de um tanque fissura na origem de fuga radioativa em Fukushima

Detectada no fundo de um tanque fissura na origem de fuga radioativa em Fukushima
| Mundo
Porto Canal

A operadora da central nuclear de Fukushima revelou ter encontrado no fundo de um dos tanques de armazenamento de água radioativa uma pequena fissura que está na origem das suas fugas, depois de cerca de um mês e meio de investigações.

Os técnicos da central de Fukushima que, na semana passada, começaram a desmantelar o tanque com defeito após detetado o primeiro vazamento, aplicaram espuma nas juntas dos contentores para poder desvendar a origem das fugas, detalhou a cadeia de televisão japonesa NHK.

A Tokyo Electric Power (TEPCO) conta com aproximadamente 350 tanques deste tipo em toda a central, fabricados pouco depois do acidente nuclear provocado pelo tsunami de março de 2011 foram montados com recurso a materiais mais baratos, como resina e fixações metálicas, utilizados para unir juntas no lugar da soldadura.

A operadora da central considera que as fugas ocorreram depois de a pressão da água contaminada do tanque ter ampliado o diminuto espaço entre as juntas do fundo do tanque.

O incidente surgiu em meados de agosto, quando a TEPCO detetou que tinham sido derramadas cerca de toneladas de água muito radioativa deste tanque que, como os restantes 600 contentores de que a central dispõe, é usado para armazenar o líquido utilizado para arrefecer os reatores e mantê-los em "paragem fria".

A operadora anunciou que vai iniciar na sexta-feira os testes com o seu novo Sistema de Processamento Avançado de Líquido (ALPS), concebido pela Toshiba, que espera que seja capaz de eliminar até 62 dos 63 tipos de substâncias radioativas presentes na água, o que resolveria parcialmente o grave problema do seu armazenamento.

Os técnicos tinham previsto pôr em marcha este novo sistema no mês passado, mas os testes realizados em junho mostraram uma pequena fuga de água que viria a atrasar o processo.

No início de agosto, o Governo japonês manifestou a sua disposição para se envolver logística e financeiramente na resolução do problema urgente da água contaminada na central, com medidas como verter para o oceano a água com baixos níveis de radiação ou congelar o subsolo em torno dos reatores.

Depois do acidente nuclear de Fukushima, o pior desde Chernobyl, em 1986, cerca de 3.500 funcionários lutam diariamente na central para dar por concluída a crise atómica, um trabalho que se estima que venha a ser finalizado no período de entre 30 e 40 anos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.