PSD/PPM/MPT promete redução responsável de impostos em Coimbra

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 26 set (Lusa) -- O candidato da coligação Por Coimbra (PSD/PPM/MPT), João Paulo Barbosa de Melo, afirmou na quarta-feira à noite que, se for eleito, promoverá "abaixamentos responsáveis da fiscalidade local sobre as famílias".

Essa redução será feita de forma "responsável", assegurou Barbosa de Melo, que falava num pavilhão desportivo da cidade num jantar de apoio à sua candidatura, em que participou o antigo ministro da Economia Álvaro Santos Pereira.

"Comigo, os conimbricenses podem estar descansados", salientou o candidato e atual presidente da Câmara, garantindo que nunca irá "embarcar no estilo de promessas típicas da política do passado, prometendo ao mesmo tempo baixar os impostos e aumentar as despesas", sem nunca se "explicar esse milagre".

O abaixamento dos impostos "obrigará a Câmara a gerir melhor os recursos dos contribuintes", salientou.

"Uma cidade faz-se de grandes projetos, mas também de pormenores", defendeu Barbosa de Melo, afirmando ter "a melhor equipa", entre as candidatas à Câmara, para tratar de uns e de outros.

"A nossa equipa é a que melhor conhece a Coimbra de hoje, o enquadramento legal e institucional da Coimbra de hoje, o centro histórico e as freguesias de hoje", disse o candidato social-democrata, sustentando que "só quem conhece bem" o município de hoje "pode ter projetos" para "fazer a Coimbra que todos ambicionamos".

Embora não tencionasse "fazer campanha", Santos Pereira participou no jantar de apoio a Barbosa de Melo, para "honrar" um dos seus "melhores professores" (de economia urbana, na Faculdade de Economia de Coimbra) e porque "a cidade merece um presidente que ponha Coimbra para a frente e não a deixe estagnada, como fariam outros candidatos", sustentou.

Além de Barbosa de Melo, concorrem à Câmara de Coimbra, nas eleições de 29 de setembro, Rui Lourenço da Cruz (PCTP/MRPP), Francisco Guerreiro (PAN), Manuel Machado (PS), que foi presidente da Câmara entre 1989 e 2001, José Augusto Ferreira da Silva (movimento Cidadãos Por Coimbra), o vereador eleito pela coligação PSD/CDS-PP/PPM Luís Providência (CDS-PP) e o vereador comunista Francisco Queirós (CDU).

JEF // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.