Saída da crise passa por fim de apoio a "terroristas" - Bashar al-Assad

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 26 set (Lusa) -- O Presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou, esta quarta-feira, que uma saída negociada da crise passa pelo fim do "terrorismo" e do apoio de "países vizinhos" aos rebeldes, apesar de se mostrar aberto a um diálogo entre "todas as partes".

"A ação política requer primeiro a retenção do terrorismo e do fluxo de terroristas dos países vizinhos, bem como que se ponha fim ao apoio a esses terroristas, seja a nível logístico ou com dinheiro e armas", sustentou Bashar al-Assad, numa entrevista ao canal latino-americano Telesur.

Ao mesmo tempo, defendeu ser "inevitável" um diálogo "entre todas as partes sírias" sobre o futuro do país, mergulhado num conflito interno entre grupos rebeldes e as forças leais a Bashar al-Assad.

O conflito, que dura há mais de dois anos e meio, já fez mais de 110.000 mortos, dois milhões de refugiados e quatro milhões de deslocados, segundo dados das Nações Unidas.

DM (MDR/MLL) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.