Nuno Melo desafia esquerda a invocar os "bons exemplos" pedidos por Cavaco

| Política
Porto Canal / Agências

Monção, 26 set (Lusa) - O vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo desafiou hoje os partidos à esquerda a invocarem os "bons exemplos" existentes em Portugal, considerando "oportuno" o apelo lançado pelo Presidente da República para a divulgação das iniciativas empresariais de sucesso.

Para o responsável centrista, face aos sinais positivos que a economia nacional vai apresentando, o momento não é para falar "apenas do défice, da dívida, da crise ou do memorando de entendimento", mas, tendo em conta os "sacrifícios que os portugueses têm estado dispostos a dar", é também de "invocar os bons exemplos", a começar pelos agentes políticos.

"Seria bom, por exemplo, entre outras coisas, ouvi-los [os bons exemplos] também à esquerda. Sabendo nós que esse memorando de entendimento foi negociado e subscrito a começar pelo PS, então no Governo. O mesmo PS que hoje se recusa a conversar com o atual Governo, enquanto decorrem as avaliações da 'troika'. Suponho que isso também faz toda a diferença", criticou Nuno Melo.

Durante a sua intervenção, esta quarta-feira, no Internacional Lisbon Challenge, o Presidente da República disse que deveria haver mais espaço na comunicação social à divulgação das iniciativas empresariais de sucesso que existem em Portugal.

"Se isso fosse feito pelos órgãos de comunicação social e pelos outros agentes políticos, a confiança no nosso país e no estrangeiro seria mais forte e, consequentemente, seria maior o investimento e seria maior o emprego", sustentou Cavaco Silva.

Em Monção, à margem de um comício autárquico, o vice-presidente do CDS-PP afirmou que "faz todo o sentido invocar os exemplos positivos", nomeadamente nos indicadores de recuperação económica, "dando acordo" ao "oportuno" apelo do Presidente da República.

"Nós, em Portugal, também vamos tendo bons exemplos e devemos afirmá-los com orgulho", sublinhou Nuno Melo, apontando a atenção dada à Agricultura nesta legislatura e os seus resultados como um desses casos.

"Temos hoje um setor que foi capaz, quando a economia arrefecia, de crescer 8%, de recuperar 46.000 novos postos de trabalhos, 8.000 novos empresários agrícolas e, no plano europeu, de executar o PRODER muito acima da média da União. Isto são, na verdade, exemplos positivos, que todos os políticos devem invocar", disse.

Nuno Melo falava à margem do comício de apoio à candidatura de Abel Baptista, atual deputado e porta-voz do CDS-PP para as questões da Agricultura, à Câmara de Monção, detida há 16 anos pelo PS.

O também deputado eleito pelo distrito de Viana do Castelo propõe-se a baixar em 10% todos os impostos municipais e a colocar Monção na liderança das políticas para o Vale do Minho, por ser o maior concelho dessa região.

A instituição de um fundo de solidariedade municipal, para acudir ao apoio escolar e medicamentos à população mais carenciada do concelho e a aposta na agricultura e na floresta são outras propostas para Monção da lista liderada por Abel Baptista.

PYJ // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.