Nuno Cardoso diz que o Porto precisa de uma "revolução urbana"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 25 set (Lusa) - O candidato independente à Câmara do Porto Nuno Cardoso preconizou hoje uma "revolução urbana" para a cidade, que funcione como "um movimento muito rápido e que envolva toda a gente", visando o seu repovoamento.

Nuno Cardoso sustenta que um tal movimento exige "uma atitude pragmática de reanimação dos edifícios", que permita "inverter a dinâmica recessiva, de abandono da Baixa e de perda de habitação, de comércio, de empresas e de emprego".

"Para reverter isso, precisamos de muita energia e muito pragmatismo", reforço no final de uma vista a uma empresa de base tecnológica, a IPBrick, que se instalou num velho edifício do século XIX situado na Rua de Passos Manuel, na Baixa portuense.

Cardoso e a sua comitiva foram recebidos pelo presidente executivo da IPBrick, Raul Oliveira, que os guiou depois numa breve visita pelas instalações recuperadas e caraterizadas por um pé direto generoso e amplos espaços, sem barreiras físicas.

Trabalham ali cerca de 60 pessoas e quase todas, mais de 90 por cento, são jovens engenheiros.

"Todos os servidores de correio eletrónico, de ficheiros, de gestão documental e de ligação à internet de trabalho" do Hospital de Santo António, no Porto, utilizam tecnologia" criada pela IPBrick, exemplifica Raul Oliveira.

"Agora estamos a fazer isso nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que é para replicar no Ministério todo", salienta ainda Raul Oliveira, um engenheiro eletrotécnico que criou esta empresa há 13 anos, após ter sido professor 18 anos na Faculdade de Engenharia do Porto.

Nesta parte, Nuno Cardoso interrompeu-o e frisou que aquilo que esta empresa faz "é bom e é muito barato".

O empresário afirmou que a tecnologia IPBrick "impede o Estado, só no Ministério da Saúde, de comprar 48 milhões de euros à Microsoft".

Nuno Cardoso dedicou este dia, o antepenúltimo da campanha eleitoral, à "nova economia da cidade", tendo iniciado o seu périplo pela UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e seguido depois para o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

A vista à IPBrick, segundo afirmou, foi para "demonstrar que estão a surgir projetos e empresas inovadoras e tecnológicas e também de indústria tradicional no centro do Porto, o que é muito auspicioso para uma reanimação da cidade".

" O que temos de fazer é que este movimento cresça e que a cidade que não seja mono funcional", sustentou

Além de Nuno Cardoso, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

AYM // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.