Henrique Neto "otimista" numa baixa abstenção

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jan (Lusa) - O candidato presidencial Henrique Neto disse hoje estar "otimista" numa elevada afluência às urnas e considerou que um bom resultado já seria a maioria dos portugueses votarem.

Passavam dois minutos das 11:00 quando Henrique Neto chegou à sua secção de voto na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no Chiado, em Lisboa.

Depois de votar, o candidato a Presidente da República disse que um bom resultado já seria a maioria dos portugueses votarem.

"É muito importante que os portugueses votem hoje porque é uma forma de se responsabilizarem por aquilo que acontecer no país nos próximos meses e anos", sustentou.

Num estado de espírito de "democrata", o candidato presidencial disse acreditar numa segunda volta, apesar de "ser difícil" prever o resultado.

"O meu estado de espírito é de democrata que sempre fui na minha vida e a democracia realiza-se independentemente de quem ganhar e de quem perder", acrescentou.

Henrique Neto lamentou ainda que não tivesse passado "nenhuma mensagem" durante a campanha eleitoral.

"Uns porque não quiseram, outros porque não puderam. Há sempre o drama de um candidato independente, como o meu caso, de querer explicar aos portugueses o conjunto dos problemas que o país enfrenta, ou fazer como alguns candidatos fazem que é concentrar tudo numa única frase, num único ´soundbite´, que é útil para a campanha e voto individual mas, no meu ponto de vista, é mau para a democracia e para os portugueses", afirmou.

O candidato, que garantiu que votará em branco no caso de haver uma segunda volta, disse ainda que continuará ativo na vida política.

"Ando ativo há tantos anos que não seria agora que deixaria de o fazer. Vou tentar mostrar aos portugueses que o país tem solução, que os problemas que atravessamos têm causas e que Portugal é um grande país", concluiu.

MYDM //GC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.