Cidadãos por Gaia defendem abertura do Centro de Reabilitação do Norte

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 24 set (Lusa) -- O candidato independente do Movimento Cidadãos por Gaia, Manuel Vieira Machado, defendeu hoje a abertura "o quanto antes" do Centro de Reabilitação do Norte, sob pena deste edifício "que custou muito dinheiro público" começar a degradar-se.

Para Vieira Machado, a gestão dessa nova unidade de cuidados de saúde, que foi entregue à Misericórdia do Porto, deveria ter sido entregue ao Centro Hospitalar Gaia/Espinho, por ter uma grande "retaguarda de valências" e porque a distância entre as duas é de cerca de três quilómetros.

"Devia ser o Centro Hospitalar, mas entre ser outra entidade ou ninguém, entendemos que possa ser a Misericórdia do Porto", disse, acrescentando que "de mal o menos" e que o que interessa agora é abrir o Centro de Reabilitação.

"Senão temos ali uma unidade parada, construída há mais de um ano que começa a degradar-se, e estamos a falar de muito dinheiro público, que não é da câmara de Gaia, é de todos nós", sublinhou.

O candidato, que esta manhã se reuniu com a administração do Centro Hospitalar de Gaia, abordou ainda a questão do programa da autarquia de oferta de vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, designadamente a pneumocócica e rotavírus, criticando o "populismo puro" de Luís Filipe Menezes.

Vieira Machado afirmou ter tido conhecimento de que "não houve praticamente fornecimento de vacinas", porque "houve um entendimento de quase todas as farmácias [que aderiram ao protocolo] de não fornecerem, porque a câmara está com pagamentos em atraso".

Quanto ao cancelamento do protocolo entre a autarquia e o Centro Hospitalar para fornecimento destas vacinas, o candidato referiu ter tido hoje a justificação de que "quando ia avançar, houve uma recomendação na Assembleia da República" para que as vacinas sejam incluídas no Plano Nacional de Vacinação, pelo que foi decidido "não prejudicar esse processo".

"No mínimo, a câmara e o Centro Hospitalar deviam publicamente vir dizer que não concretizam a intenção por causa da AR", sublinhou, criticando "a forma como os políticos profissionais prometem tudo".

Além do independente Vieira Machado, estão na corrida autárquica de 29 de setembro em Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

O município é atualmente gerido por Amélia Traça, depois de o social-democrata Luís Filipe Menezes, que se candidata à Câmara do Porto nas eleições de 29 de setembro, ter renunciado ao mandato.

JAP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".