Portugal e Espanha podem "exigir mais da Europa" na energia elétrica - Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 set (Lusa) -- Portugal e Espanha podem "exigir mais da Europa", porque o que têm feito em termos de promoção da concorrência no mercado ibérico de eletricidade "é superior" ao realizado na União Europeia, defendeu hoje o secretário de Estado da Energia.

"Estamos [os dois Governos] em condições de exigir mais da Europa, porque aquilo que temos feito em termos de integração, em termos de promoção da concorrência nesta área [eletricidade] é superior àquilo que se tem observado, em média, na União Europeia", afirmou Artur Trindade, acrescentando que os dois países têm "algum capital de queixa e alguma capacidade de exigir melhorias" ao nível europeu.

Durante a sua intervenção no encerramento de um seminário sobre mercados energéticos, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em Lisboa, o governante apontou como objetivos para o mercado ibérico de eletricidade "mais integração, mais concorrência, mais eficiência e melhor escolha para os consumidores de energia".

Sobre o mercado ibérico de gás natural, Artur Trindade disse que "há mais trabalho a fazer" e que as "preocupações ao nível da concorrência são maiores" do que no mercado de eletricidade.

O secretário de Estado disse que a escala dos operadores, as quotas de mercado e as "barreiras existentes" às trocas entre os dois países "são superiores àquelas que existem no lado da eletricidade", pelo que "exigem ação imediata".

Artur Trindade afirmou que os governos de Portugal e Espanha estão de acordo em relação a este diagnóstico, adiantando que "rapidamente" chegarão a um consenso sobre as "medidas concretas a tomar para resolver os problemas" existentes.

O secretário de Estado da Energia de Espanha, Alberto Nadal, afirmou, por sua vez, que a "experiência de um mercado ibérico de eletricidade foi positiva", mas sublinhou a importância da sua integração num contexto europeu.

Alberto Nadal defendeu ainda que a "Península Ibérica pode ser uma forte alternativa de entrada de gás para todo o continente" europeu, mas reconheceu que "não é fácil integrar plenamente" os sistemas existentes nos dois países.

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".