Marco Loureiro (BE) defende incentivos para pequenas empresas se fixarem na Guarda

| Política
Porto Canal / Agências

Guarda, 25 set (Lusa) - O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara da Guarda, Marco Loureiro, defendeu hoje a criação de incentivos que permitam a instalação de micro, pequenas e médias empresas no concelho.

"Defendemos a isenção da derrama para as micro, pequenas e até para as médias empresas que se queiram instalar na nossa cidade", disse hoje Marco Loureiro à agência Lusa durante uma ação de campanha realizada junto da multinacional Coficab, na freguesia de Vale de Estrela.

O candidato reconheceu que os valores da derrama cobrados no município "não são muito altos", mas a medida "acabaria por ser uma forma" de incentivar os empresários a instalarem-se na cidade mais alta do país.

"Este incentivo pode ser um pequeno rebuçado, mas a verdade é que é com pequenos pormenores que a autarquia pode incentivar os pequenos investimentos", reconheceu.

Marco Loureiro referiu que devido à atual situação do país "nenhum candidato pode prometer que a Guarda vai ter empresas com mais de 100 pessoas", por isso, considera que "é muito mais fácil cativar micro empresas" para o concelho.

Também assinala a necessidade de a autarquia apoiar e incentivar a instalação de indústrias criativas dinamizadas pelos jovens.

"Se o apoio não for em dinheiro é, por exemplo, na cedência de instalações. A Câmara tem sítios que pode ceder e que até podem ser recuperados pelos próprios jovens", justificou.

O cabeça-de-lista do BE propõe ainda apoios para os jovens empresários "que ficam com os negócios dos familiares e têm vontade de dar continuidade à tradição familiar".

O candidato elogiou a administração da empresa Coficab, que produz cabos elétricos e fios, pela aposta feita na cidade, afirmando tratar-se de "uma empresa que está em crescimento e está a empregar um grande número de pessoas".

Deu também "toda a importância" aos comerciantes do centro da Guarda "que têm a coragem de manter o negócio" apesar da crise económica.

Além de Marco Loureiro também concorrem à Câmara da Guarda Eduardo Espírito Santo (PCTP-MRPP), Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), José Martins Igreja (PS) e Mário Triunfante Martins (CDU).

ASR // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.