CGTP-IN pondera greve geral em junho em convergência com a UGT

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 mai (Lusa) - O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, afirmou hoje que está a ser ponderada para junho a convocação de uma greve geral contra a política do Governo, em convergência com a UGT e com sindicatos independentes.

Arménio Carlos assumiu esta posição após ter estado reunido cerca de uma hora e meia com o secretário-geral do PS, António José Seguro, encontro que decorreu na sede da CGTP-IN.

Ao início da tarde, o líder da UGT, Carlos Silva, também após uma reunião com António José Seguro, referiu que o Secretariado da sua central sindical irá reunir-se na segunda-feira, estando em cima da mesa a hipótese de convocação de uma greve geral.

Em declarações aos jornalistas, Arménio Carlos referiu por sua vez que na sexta-feira irá reunir-se o Conselho Nacional da CGTP-IN e, nessa altura, far-se-á uma avaliação do trabalho realizado e das perspetivas de ação a promover no futuro.

"Efetivamente, as perspetivas passam pela continuação da luta contra as políticas do Governo e também pela hipótese de analisarmos a realização de uma greve geral. [Uma greve geral] com todos", acentuou o secretário-geral da CGTP-IN.

De acordo com Arménio Carlos, face à atual situação, "não há volta a dar se não a atitude de se procurar a convergência na luta o mais depressa possível".

"Já fizemos chegar a mensagem pela via dos setores de atividade aos dirigentes da UGT e de outros sindicatos independentes que defendemos a convergência e estamos disponíveis para avançar com lutas convergentes em junho. Hoje mais do que nunca se justifica uma grande convergência de todos sem exceção na procura de soluções comuns para responder aos problemas dos trabalhadores", declarou.

O secretário-geral da CGTP-IN admitiu a existência de diferenças face à UGT, mas considerou importante que essas diferenças não sejam relevadas.

"Preferimos valorizar o que nos pode unir e juntar os interesses de quem trabalha e das suas famílias e secundarizar aquilo que nos pode separar. A greve geral está em cima da mesa no que respeita à discussão e admitimos perfeitamente que se possa vir a concretizar", acrescentou.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.