CDU quer garantir financiamento para Mercado do Bolhão

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 25 set (Lusa) -- O candidato da CDU à Câmara do Porto defendeu hoje a urgência de garantir financiamento para a reabilitação do Mercado do Bolhão, criticando os opositores por continuarem a discutir projetos que já custaram à autarquia "milhões de euros".

"Já estamos fartos de projetos para o Bolhão. O que é necessário garantir é o financiamento", frisou Pedro Carvalho, que quer uma "gestão pública" do equipamento e uma reabilitação com financiamento público, "onde a Câmara, o Estado e os fundos comunitários têm de estar integrados".

Se não houver fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) de 2014/2020, é necessária "uma resposta municipal e do Orçamento do Estado para garantir a reabilitação no próximo mandato", afirmou, em declarações aos jornalistas antes de uma visita ao imóvel classificado na sexta-feira como Monumento de Interesse Público.

"Em 1998 já pagámos o projeto de Joaquim Massena, que não tem condições para ser aplicado porque as condições mudaram. Temos o projeto da Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) que já custou 1,5 milhões de euros. Tendo em conta o que já se gastou, já se podia ter reabilitado [o mercado] apenas com orçamento camarário", frisou.

Pedro Carvalho criticou os planos de Rui Moreira (independente) "que quer transformar o mercado numa residência universitária", de Menezes (PSD/MPT/PPM), "que ainda ninguém percebeu muito bem o que quer", e de Pizarro (PS), cujos "projetos não são realistas face às condições atuais".

O candidato da CDU pretende, por isso, usar o projeto concluído em 2009 pela DRC-N, depois da concessão da recuperação e exploração do edifício iniciada pela Câmara gerida por Rui Rio se ter gorado em 2008, por incumprimento de obrigações do parceiro privado.

Essencial, diz, é o financiamento, pelo qual "a CDU anda há 12 anos a batalhar".

"Havia a capacidade de ter garantido financiamento comunitário. O ex-ministro da Economia acabou por dizer à Câmara que podiam ter feito algo se o tivessem feito em 2008. Houve falta de vontade política, dos anteriores governos PS, deste governo PSD/CDS e desta câmara", lamentou.

Desde final de 2011 que o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, disse não poder avançar com o projeto de reabilitação da DRC-N, orçado em 20 milhões de euros, sem uma comparticipação substancial de fundos comunitários.

Além de Pedro Carvalho, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira e Nuno Cardoso (independentes), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

ACG // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.