Guilherme Aguiar afirma-se como "única alternativa que conhece" Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 25 set (Lusa) - O candidato independente à Câmara de Gaia Guilherme Aguiar disse hoje estar "confiante" na vitória no domingo porque "agora a luta só é a dois", desvalorizando a candidatura PSD/CDS-PP e afirmando-se como a "única alternativa que conhece o território".

"As sondagens são unânimes. Neste momento só há dois candidatos à vitória, somos nós, Guilherme Aguiar -- 'Juntos por Gaia', e o Partido Socialista. Isto é uma realidade e não admito qualquer tipo de réplica a não ser que haja uma anormalidade, um cataclismo nestes três dias mais próximos", disse à agência Lusa o candidato independente.

José Guilherme Aguiar descartou assim a candidatura da coligação PSD/CDS-PP, Carlos Abreu Amorim, afirmando que os votos noutras candidaturas, além da sua e do PS, "são votos respeitáveis porque a opção democrática é inquestionável", mas "são votos para a vereação".

O candidato independente afirmou-se como a "alternativa séria, rigorosa, credível e transparente", dizendo ser "alguém que conhece este território como nenhum dos outros candidatos".

"Sou alguém que gosta deste território e já durante muitos anos exerceu funções neste território. Já fui parte integrante de um projeto que teve coisas muito positivas e outras que não foram assim, mas teve coisas muito boas", disse Guilherme Aguiar.

Guilherme Aguiar falava à Lusa no decorrer de uma visita às instalações da Divisão Municipal da Educação, área que é "uma das prioridades não só no próximo mandato, mas em toda a área de intervenção municipal".

Durante a visita, o candidato independente foi confrontado com algumas reclamações por parte de funcionários que se queixavam de pisos inacabados ou em mau estado e locais onde chove. Questionado sobre estas situações, Guilherme Aguiar prometeu fazer um levantamento "sério e rigoroso".

Estão também na corrida autárquica em Gaia os candidatos Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

PYT // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.