CDS promete reforçar o papel da câmara de Viseu na educação e saúde

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 25 set (Lusa) - O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, prometeu hoje reforçar o papel da Câmara Municipal na educação e na saúde, caso seja eleito no próximo dia 29 de setembro.

"Pretendo reforçar o papel da autarquia na educação e saúde, porque as câmaras podem e devem assumir mais competências nessas áreas. Uma autarquia que se preze, responsável e do século XXI não pode alhear-se do estado de saúde e da educação dos seus munícipes", alegou.

Ao final de várias ações de campanha que decorreram ao longo da manhã na freguesia de Povolide, Hélder Amaral lamentou que Viseu não seja a melhor cidade para se estudar.

"A câmara de Viseu vive na maior das ilegalidades no que toca ao transporte escolar. A lei obriga a que os autocarros tenham menos de cinco anos, bancos individuais, cinto de segurança e um tutor, mas isso não acontece", referiu.

O candidato centrista destacou que a educação das crianças, a começar nas creches e no primeiro ciclo, não deve ser vista como um custo mas como um investimento, de forma a que se formem futuros recursos humanos qualificados.

"Quero fazer a promessa de que se for eleito presidente de câmara não vou gastar nem um euro em obras no período de campanha, para duplicar alcatrão, mudar eletrificação ou dar subsídios, mesmo que sejam com bênção divina. Todo o dinheiro será canalizado e nunca faltará um euro que seja para o transporte das crianças", assegurou.

O também deputado do CDS/PP esclarece que pretende fazer um investimento no reforço das carrinhas escolares de acordo com a lei.

"É preciso fazer a avaliação da capacidade já instalada e fazer acordos e protocolos com as próprias IPSS que têm carrinhas modernas e que cumprem a lei. Quero uma rede complementar de apoio integrada de todas as instituições que prestam apoio às crianças", avançou.

Além de Hélder Amaral, nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.