18 rebeldes curdos evadem-se de prisão turca através de túnel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Diyarbakir, 25 set (Lusa) -- Dezoito detidos, acusados de ligações aos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), evadiram-se através de um túnel que escavaram numa prisão do leste da Turquia, referiram fontes dos serviços de segurança.

Os 18 detidos escaparam de uma prisão em Bingol durante a noite e após o alerta foram enviadas forças de segurança para a região, numa tentativa de detetar os fugitivos.

O ministro da Justiça, Sadullah Ergin, citado pela agência noticiosa Anatolia, precisou que quatro dos detidos cumpriam pena em Bingol, enquanto os restantes 14 estavam em detenção provisória e aguardavam julgamento.

O leste e sudeste da Turquia, habitados por uma maioria de população curda, estão em convulsão desde 1984, o início da rebelião armada do PKK pelo direito à autodeterminação da região, num conflito que segundo o exército turco já provocou 45.000 mortos.

Os rebeldes anunciaram em março uma trégua e iniciaram a retirada para as suas bases recuadas, situadas nas montanhas do norte do Iraque, no âmbito das conversações de paz entre o seu líder detido, Abdullah Ocalan, e as autoridades turcas.

A retirada foi suspensa no início de setembro, com o PKK a apelar a Ancara para anunciar medidas concretas dirigidas à população curda, cerca de 15 milhões dos 73 milhões de habitantes do país. A liderança curda, que perece ter recuado na exigência de independência para a região, defende agora o direito à educação na sua língua e um estatuto de autonomia para as zonas de maioria curda.

O movimento curdo também reivindica a libertação de milhares de militantes detidos pelas suas supostas ligações ao PKK.

Em resposta a uma questão de um deputado curdo, Ergin afirmou na terça-feira que 26.388 pessoas foram perseguidas entre 2009 e 2012 sob a acusação de pertencerem a uma "organização terrorista", com 20.265 condenadas durante o mesmo período, informou a cadeia televisiva CNN-Turk.

O Governo turco do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islamita moderado e no poder desde 2002), já referiu que vai anunciar na próxima segunda-feira um conjunto de reformas legislativas destinadas a democratizar o país.

PCR// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.