Sabia que os cães podem ter uma depressão?

Sabia que os cães podem ter uma depressão?
| País
Porto Canal (MYF)

Estudos revelam que os cães que ficam horas sozinhos em casa podem ter uma depressão. Os primeiros sinais apontados são urinar em locais inapropriados, uivar, apatia, intolerância ao toque, falta de apetite e a agressividade, que pode levar muitas vezes à automutilação.

O cão é o melhor amigo do homem, é um animal sociável que precisa da atenção e do carinho do seu dono para ser feliz, caso contrário pode vir a ter distúrbios psicológicas e sofrer alterações no seu comportamento. Calcula-se que um em cada quatro cães estão deprimidos devido á solidão que os acompanha todos os dias.

Segundo um relatório da PSDA, serviço veterinário gratuito do Reino Unido, 2.3 milhões de cães são deixados em casa sozinhos durante cinco horas ou mais, quando os especialistas explicam que o limite são quatro horas.

Os veterinários envolvidos relembram que os cães são animais que precisam do contato com outros cães e de sair de casa. Vicki Larkham - Jones refere ao Daily Mail que “mais de 50% dos veterinários no Reino Unido diz ter notado um aumento no recurso à morte por eutanásia nos cães, devido a problemas comportamentais”.

Para que isto não aconteça é necessário estimular o animal, levá-lo a passear, dar-lhe atenção e apostar em brinquedos cognitivos para ocuparem o tempo enquanto estão sozinhos. Estas são algumas soluções para evitar que o “seu melhor amigo” fique deprimido.

Em Portugal, o primeiro centro dedicado ao comportamento e bem-estar animal surgiu, em 2015. O Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA) é composto por uma equipa especializada, com antropólogos, biólogos, professores do ensino especial, psicopedagogos e treinadores que procuram o melhor para o animal.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".