Ribau quer melhor partilha de espaço e programas com Centro de Emprego de Aveiro

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 25 set (Lusa) - O candidato da Aliança com Aveiro (PSD/CDS/PPM), Ribau Esteves, fez hoje uma visita ao Centro de Emprego, na sequência da escolha do desenvolvimento económico e emprego como "um dos cinco pilares" do seu programa eleitoral.

"A câmara pode fazer imensas coisas para contrariar o desemprego e a primeira, de que Aveiro é um mau exemplo, é conquistar investimento público, através dos fundos comunitários, que é indutor da atividade privada e também investimento privado", disse no final da visita.

Para o candidato, é na conquista de investimento que reside a possibilidade de combater o desemprego, propondo também, caso seja eleito, criar programas municipais de formação em contexto de trabalho em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Outro motivo levou também Ribau Esteves ao cais da Fonte Nova: o facto da Câmara de Aveiro partilhar com o Centro de Emprego o edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos.

Do lado municipal, está por resolver o acesso aos serviços, feito através de um bar, situação que o candidato classificou como "uma originalidade pouco recomendável", e que pretende resolver.

"Obviamente que vamos procurar acabar com essa circunstância de termos uma área lúdico-recreativa, na entrada. Vamos discutir internamente uma reforma profunda na organização, nos circuitos internos e na localização dos serviços", assumiu.

Ribau Esteves falou numa "reforma total" que deverá estar definida em quatro meses, e que passa pela reorganização da estrutura municipal, mas também pela racionalização da ocupação das instalações, predispondo-se a discutir o assunto com o IEFP.

"Um candidato a presidente de uma instituição vizinha, obviamente tem preocupações de partilha deste espaço, de melhor acomodação de uns e outros serviços, sempre numa lógica de boa vizinhança", comentou.

O candidato reafirmou que a sede da câmara vai voltar a ser nos Paços do Concelho e afastou a hipótese da autarquia ocupar todo o edifício da antiga fábrica cerâmica, como defendia Alberto Souto, quando presidiu à autarquia pelo PS, ou dos serviços do município se transferirem para outro local, como chegou a ser equacionado pelo atual executivo, presidido por Élio Maia.

"Vivemos um tempo em que ninguém tem disponibilidade para grandes investimentos, nem o Centro de Emprego, nem a câmara, mas haverá disponibilidade para repensar o espaço e acho evidente que a utilização deste edifício pode ser racionalizada", concluiu.

Candidatam-se ainda à Câmara de Aveiro, nas eleições de 29 de setembro, Eduardo Feio (PS), Miguel Viegas (CDU), Nelson Peralta (BE), Luís Rebocho (PCTP/MRPP), Vítor Ramalho (PNR) e Élio Maia (Juntos por Aveiro).

MSO // ZO

Lusa / Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.