CDU propõe criação de roteiro de escritores em Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 25 set (Lusa) -- O candidato da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Francisco Almeida, propôs hoje a criação de um roteiro dos escritores que têm ligação à cidade e ao concelho.

"É um património que tem de ser valorizado do ponto de vista turístico. Junto a alguns monumentos há já umas pequenas placas explicativas. Tudo isso deve ser reformulado, de forma a haver também uma referência aos escritores que possam ser associados a diversos pontos da cidade", explicou Francisco Almeida.

O candidato comunista falava à agência Lusa junto à Porta dos Cavaleiros (uma das sete que faziam parte da muralha da cidade), onde, na sua opinião, deveria ter início o roteiro, com o escritor Aquilino Ribeiro e referência às suas obras "Geografia Sentimental" e "Um escritor confessa-se".

"O texto da obra 'Geografia Sentimental' começa aqui, na Rua do Arco e na Porta dos Cavaleiros. Também 'Um escritor confessa-se' tem uma referência à Rua do Arco, onde Aquilino esteve hospedado quando estudava em Viseu", contou.

Durante a manhã, a comitiva da CDU andou pelos cafés daquela zona da cidade a entregar um texto sobre esta sua proposta, onde estão transcritos excertos das obras de Aquilino Ribeiro.

Segundo Francisco Almeida, a Aquilino Ribeiro poderiam juntar-se neste roteiro muitos outros escritores, de que são exemplo Tomás Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Emídio Navarro, José Branquinho, Samuel Maia e António de Albuquerque.

"Há um conjunto largo de homens das letras e da cultura relativamente aos quais é possível encontrar referências na cidade e no concelho de Viseu", frisou.

Além de sinalizar os vários pontos de ligação aos escritores, o candidato considerou que a câmara deveria "fazer uma pequena brochura para dar aos turistas quando chegam à cidade".

"Não estamos a falar de fazer isto para meia dúzia de intelectuais. Estamos a falar de uma proposta que tem potencialidades de criação de emprego e de gerar riqueza para esta terra", afirmou.

Além de Francisco Almeida, concorrem no domingo à presidência da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP) e Manuela Antunes (BE).

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.