"Maior interesse para o Governo é despedir pessoas" - Catarina Martins (BE)

| Política
Porto Canal / Agências

Trafaria, Almada, 25 set (Lusa) - A coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins disse hoje que o Governo tem como "maior interesse" o despedimento de funcionários públicos, exemplo de um executivo que "tem de ser derrotado".

"Despedimentos e salários baixos. É a face de um Governo que tem de ser derrotado", comentou Catarina Martins aos jornalistas, no dia em que o Diário Económico avança que o Governo vai invocar interesse público para aplicar 40 horas de trabalho por semana na função pública para anular as providências cautelares entregues para bloquear a medida.

"Não há nada de interesse público sobre estas 40 horas. O Governo tem estudos que lhe dizem que não há aumento de produtividade", acrescentou ainda a coordenadora do Bloco à margem de uma ação para as autárquicas na Trafaria, Almada, com a candidata local do partido, Joana Mortágua.

Na ocasião, o partido questionou o que chamou de "negociata" em torno do terminal de contentores da Trafaria.

"Ainda ninguém percebeu quem é que serve este terminal. O país ficará a perder, a Trafaria ficará a perder, Almada ficará a perder. É um negócio ruinoso", declarou Catarina Martins.

Na segunda-feira Deputados do PCP, BE e PEV entregaram no Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma que aumenta de 35 para 40 horas semanais o horário de trabalho na administração pública.

O pedido de fiscalização foi entregue no Palácio Ratton por uma delegação das três bancadas parlamentares, composta por Luís Fazenda, do BE, Heloísa Apolónia, do PEV e António Filipe, do PCP.

PPF (SF) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".