Bruxelas levanta embargo aos diamantes do Zimbabué

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 25 set (Lusa) - A União Europeia levantou o embargo que havia decretado em 2002 aos diamantes provenientes do Zimbabué como sanção contra o regime do Presidente Robert Mugabe, apesar de haver dúvidas sobre a transparência dos resultados eleitorais deste verão.

Bruxelas já tinha suspenso a maioria das sanções impostas há 11 anos, mas manteve a classificação de 'persona non grata' ao Presidente do Zimbabué, e a mais dez personalidades daquele país.

Os representantes dos 28 Estados-Membros da UE decidiram, por unanimidade, suspender as sanções restantes que ainda pesavam contra o Zimbabwe Mining Development Corporation (ZMDC), a entidade responsável pela comercialização de diamantes.

Esta decisão foi bem recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders, que considerou que a decisão agora anunciada "vai aumentar a transparência no comércio de diamantes provenientes do Zimbabué".

O governante saudou particularmente o facto de que esta decisão permite o retomar das exportações dos diamantes do Zimbabué para Antuérpia, considerada a capital mundial dos diamantes.

No interior da UE, a Bélgica tinha, durante anos, defendido um levantamento do embargo, perante a resistência do Reino Unido, que não quis fazer quaisquer concessões ao regime de Mugabe.

No poder desde 1980, Mugabe, atualmente com 89 anos, foi reeleito nas eleições este verão por mais cinco anos, mas há suspeitas sobre favorecimento na contagem dos votos e a oposição afirma que grande parte das receitas da venda de diamantes beneficia apenas os apoiantes do Presidente.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.