Dois homens casaram hoje em França pela primeira vez

Dois homens casaram hoje em França pela primeira vez
| Mundo
Porto Canal

Dois homens casaram-se hoje pela primeira vez em França numa cerimónia em Montpellier, no sudeste do país, concretizando a lei que autoriza a união entre pessoas do mesmo sexo, promulgada no passado dia 18.

Bruno Boileau, de 30 anos, e Vincent Autin, de 40, disseram o "sim" perante a autarca socialista de Montepellier, Hélène Mandrou.

Diante de um retrato do Presidente francês François Hollande, também socialista, e o busto da República, a autarca destacou o "momento histórico" vivido hoje em França e lembrou ops exemplos de Espanha e Portugal, antecedentes na legallização das uniões entre homossexuais.

Os noivos vestiram fato escuro e à entrada para a sala da câmara municipal onde se casaram foram aplaudidos pelos cerca de 500 convidados.

O casamento decorreu sob forte vigilância policial e debaixo da atenção de muitos meios de comunicação franceses e internacionais.

Cerca de uma centena de agentes da polícia foi destacada para garantir a segurança da cerimónia, decisão que atende à polémica suscitada em França pela promulgação do casamento homossexual, contra o qual dezenas de milhares de pessoas se manifestaram no domingo passado em Paris, um protesto que acabou com confrontos e detenções.

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.