Pintor português leva feira internacional de surrealismo aos Estados Unidos

| País
Porto Canal com Lusa

Mississipi, 19 jan (Lusa) - O pintor surrealista português Santiago Ribeiro abre a 21 de janeiro, no Mississipi, Estados Unidos, mais uma edição do International Surrealism Now, uma exposição de pintura que já juntou artistas de 30 países.

A exposição acontece de 21 de janeiro a 19 de fevereiro, na Cullis Wade Depot Art Gallery, que pertence à Mississippi State University, e tem o tema "O surrealismo luso-americano no século XXI".

Ao lado dos quadros de Ribeiro, estarão os trabalhos de três portugueses (Paula Rosa, Victor Lages, Francisco Urbano) e sete norte-americanos (France Garrido, Olga Spiegel, Joe MacGown, Steve Smith, KD Matheson, Muniz, Shahla Rosa).

International Surrealism Now é um projeto do pintor surrealista Santiago Ribeiro, de 51 anos, que se tem dedicado à promoção do surrealismo do século XXI.

A iniciativa teve início em 2010, quando Santiago Ribeiro preparou uma grande exposição organizada pela Fundação Bissaya Barreto.

Nos anos seguintes, passou por cidades portuguesas como Conímbriga, Condeixa-a-Nova e Porto, e, no estrangeiro, por Paris, Madrid e Dallas.

As exposições são, normalmente, compostas por obras de desenho, pintura, fotografia, arte digital e escultura e já contaram com a participação de artistas de 28 países, incluindo, por exemplo, Alemanha, Brasil, Canadá, China, Irão e México.

Santiago Ribeiro é profissional de pintura desde 1991. Em 2001, começou um blogue sobre a sua atividade e, mais tarde, começou a usar o Facebook para criar esta rede de artistas.

Depois dos EUA, a iniciativa vai regressar a Portugal, passando por Coimbra e Condeixa-a-Nova, partindo depois para a Sardenha, em Itália, e São Petersburgo, na Rússia.

AYS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".