Sotheby's apresenta diamante que vai a leilão por 50 milhões de euros

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 25 set (Lusa) - A leiloeira Sotheby's apresentou hoje um diamante cor-de-rosa de 59,6 quilates que vai ser leiloado em Genebra em novembro por um preço de licitação que começa nos 49 milhões de euros.

"A Estrela Cor-de-rosa", um diamante sem falhas, de formato oval e cor-de-rosa 'choque', vai ser o mais valioso diamante a ser leiloado, afirmou a empresa.

"Tive o privilégio de examinar algumas das maiores gemas no mundo nos últimos 35 anos, e posso dizer, sem hesitações, que o diamante 'Estrela Cor-de-rosa' é de imensa importância", disse David Bennett, presidente da divisão de joalharia para a Europa e Médio Oriente da Sotheby's.

"É difícil exagerar a raridade dos diamantes cor-de-rosa que pesam 5 quilates, por isso este, de 59,6 quilates, simplesmente rebenta com qualquer escala", insistiu, sublinhando que o diamante pertence "aos grandes tesouros naturais da Terra".

Quando foi pela primeira vez revelado ao público, em 2003, esta pedra preciosa recebeu o nome 'Steinmetz Pink', mas foi renomeada depois de ter sido vendida, há quatro anos, a um comprador que permaneceu anónimo e por uma quantia não divulgada.

O diamante, que recebeu o rating mais elevado em termos de cor e clareza por parte do Instituto Gemológico da América, tem mais do dobro do tamanho do diamante 'Graff Pink', de 24,78 quilates, que em 2010 marcou um novo recorde, ao ser vendido por 46,2 milhões de dólares (cerca de 34 milhões de euros) num leilão na Sotheby's, em Genebra.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.