Cidadão britânico detido em Nairobi suspeito de ataque a centro comercial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 25 set (Lusa) -- Um cidadão britânico foi detido em Nairobi por suspeita de envolvimento no sangrento ataque de islamitas armados a um centro comercial da cidade, disse hoje uma porta-voz da diplomacia britânica.

"Podemos confirmar a detenção de um cidadão britânico em Nairobi e estamos a fazer contactos para lhe dar a assistência consular normal", disse a porta-voz, citada pela agência France Presse, sem precisar se o suspeito é um homem ou uma mulher.

A imprensa britânica de terça-feira publicou notícias segundo as quais a viúva de um dos autores dos atentados de Londres de 2005, Samantha Lewthwaite, estava entre os autores do ataque ao centro comercial da capital do Quénia.

A ministra dos Negócios Estrangeiros queniana, Amina Mohamed, disse na segunda-feira a uma televisão norte-americana que havia uma mulher britânica entre os atacantes, apesar de declarações anteriores de responsáveis quenianos indicaram que eram todos homens.

Lewthwaite, 29 anos, convertida ao islamismo e conhecida como "viúva branca", está há dois anos fugida na África Oriental e é procurada pela polícia queniana por alegado envolvimento numa conspiração terrorista.

O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, anunciou na terça-feira o fim do ataque, que se prolongou por mais de três dias, e a morte de 61 civis e seis membros das forças de segurança. Cinco atacantes foram mortos e 11 suspeitos detidos, disse.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.