Senador republicano discursa há mais de 14 horas para derrotar reforma da saúde nos EUA

Senador republicano discursa há mais de 14 horas para derrotar reforma da saúde nos EUA
| Mundo
Porto Canal

O senador republicano norte-americano Ted Cruz continua hoje a intervenção contra a reforma do sistema de saúde, iniciada na terça-feira à noite, há mais de 14 horas, no Senado dos Estados Unidos.

Ted Cruz, senador pelo Estado do Texas, tomou a palavra às 18:41 TMG (19:41 em Lisboa), não fez qualquer pausa, e só interrompeu o discurso para responder às questões dos membros do Senado.

"Pretendo falar em oposição ao 'Obamacare' (...) até não ser capaz de estar em pé", anunciou no início da intervenção o senador, apoiante do 'Tea Party' [fação ultraconservadora dos republicanos], numa referência à reforma do sistema de saúde norte-americano proposto pelo Presidente Barack Obama, aprovada em 2010 e da qual algumas disposições devem entrar em vigor a 01 de outubro.

Esta estratégia obstrucionista ('filibustering, em inglês) consiste em falar sem parar até que os prazos parlamentares se esgotem. Ted Cruz será obrigado a interromper a intervenção, a meio do dia, por estar prevista uma votação processual sobre o orçamento excecional.

A manobra de Cruz suscitou polémica e divergências entre os republicanos, cuja liderança na câmara alta no Congresso considera a lei 'Affordable Care Act', ou 'Obamacare, como é conhecida, condenada ao fracasso por ser contraproducente.

Os democratas, que controlam o Senado, asseguram que a tentativa republicana não terá êxito.

Cerca das 00:00 TMG (01:00 em Lisboa, cerca das 20:00 em Washington), Ted Cruz afastou-se ligeiramente do tema da intervenção para ler um livro às filhas, que estavam a ver o pai pela televisão.

A Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), onde os republicanos são maioria, aprovou na sexta-feira um orçamento excecional para a administração norte-americana, mas impedindo a provisão de fundos para o "Obamacare".

O Senado tem agora de se pronunciar sobre este projeto de lei e os democratas anunciaram que iam alterar o texto de modo a garantir financiamento para a reforma da saúde.

Com esta ação, Cruz, de 42 anos, pretende impedir as emendas democratas, ou atrasar o procedimento de tal forma que se torne impossível alterar o projeto republicano.

A administração norte-americana precisa de fundos excecionais para se financiar, até à meia-noite de 30 de setembro, quando, caso não seja aprovado um orçamento especial, terá que parar parcialmente a governação.

Em março, o correligionário de Cruz Rand Paul ocupou o hemiciclo durante cerca de 13 horas para protestar contra a política da administração Obama sobre os aviões não-tripulados ('drones').

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.