Dado como dominado incêndio no complexo do Cachão

| País
Porto Canal / Agências

Mirandela, 25 set (Lusa) - O incêndio que deflagrou às 21:10 de terça-feira no complexo do Cachão, em Trás-os-Montes, foi dado como dominado às 06:23 de hoje, informa a Proteção Civil.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), permaneciam àquela hora na fábrica de transformação de castanha em Mirandela, distrito de Bragança, cem operacionais, apoiados por 32 veículos.

Antes disso, às 05:00, segundo a ANPC, o incêndio estava confinado a um armazém - com milhares de toneladas de plástico para reciclagem - e decorriam, trabalhos de rescaldo demorados devido à quantidade de material no interior.

Durante a madrugada, o administrador do complexo, António Morgado, afastou à Lusa os receios iniciais de as chamas se propagarem a outras unidades, como as fábricas adjacentes de transformação de castanha e extração de óleos.

O incêndio não pôs em causa também qualquer posto de trabalho.

Segundo o administrador do complexo, como se trata só um armazém, a empresa prevê apenas a perda do edifício e da matéria-prima.

A administração do Cachão não tinha conseguido contactar o empresário proprietário pelo espaço afetado.

Os responsáveis locais não tinham ainda ideia de como o fogo poderá ter começado e já comunicaram o caso à Polícia Judiciária para investigar.

O administrador garantiu à Lusa que "nunca tinha acontecido uma situação idêntica desde que o Cachão existe", ou seja, desde a década de 1960.

Perto de cem pessoas trabalham em mais de uma dezena de empresas instaladas no antigo Complexo Agroindustrial do Cachão (CAICA) que recebeu o nome da aldeia onde está instalado e foi durante largos anos o principal empregador da região, mas acabou por falir.

Em 1993, as Câmaras de Mirandela e Vila Flor assumiram a administração do antigo complexo agora denominado AIN- Agro Industrial do Nordeste.

DM/HFI // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".