Jornalista marroquino acusado de "ajudar deliberadamente" terroristas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Rabat, 25 set (Lusa) -- O jornalista marroquino Ali Anouzla, responsável pelo portal lakome.com, foi acusado formalmente de "ajudar deliberadamente" terroristas por ter publicado na página na Internet um vídeo da Al-Qaida no Magrebe Islâmico (Aqmi).

De acordo com um comunicado divulgado através da agência oficial marroquina MAP, na noite de terça-feira, a procuradoria apresentou formalmente as acusações contra Anouzla, suspeito de ter proporcionado "ajuda direta" e "meios de execução" a quem quer cometer atentados e acusado pela "apologia dos atos que constituem um atentado terrorista".

O portal lakome.com, um dos mais críticos em relação às instituições em Marrocos, publicou, no dia 13, um vídeo realizado pela produtora da Aqmi intitulado "Marrocos: reino da corrupção e do despotismo", considerado o primeiro que esta organização dedica especificamente a Marrocos e no qual é feito um apelo para a instauração da 'sharia' (lei islâmica) no país.

Anouzla encontra-se detido há mais de sete dias e sem comunicar com a família devido à Lei Antiterrorista, cabendo agora ao juiz de instrução de Rabat anunciar se aceita as acusações, apesar de o comunicado referido dar a entender que assim será, na medida em que é assegurado que se "zelará para que [Anouzla] tenha todos os direitos e garantias de um processo justo".

Desde a sua detenção, no dia 17, e da posterior confiscação pelas autoridades dos computadores da redação do lakome.com, o jornalista esteve em contacto com os seus advogados apenas uma vez e três dias depois.

Organizações de defesa dos direitos humanos, como a Amnistia Internacional, Human Rights Watch ou Repórteres Sem Fronteiras, condenaram a detenção de Ali Anouzla, ao considerarem-na um atentado contra a liberdade de expressão, um direito que, como replicou o governo marroquino, não consagra a difusão de vídeos que incitem ao terrorismo.

A lei antiterrorista de Marrocos foi adotada, em 2003, na sequência de uma onda de atentados em Casablanca.

DM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.