PS diz que "montanha pariu um rato" sobre interessados nos estaleiros de Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 set (Lusa) - O candidato socialista à Câmara de Viana do Castelo disse hoje que "a montanha pariu um rato" referindo-se ao anunciado interesse de várias entidades nos estaleiros navais do concelho, porque apenas duas propostas deram entrada no concurso da subconcessão.

O socialista José Maria Costa recordou que o ministro da Defesa Nacional chegou a admitir o interesse de mais de uma dezena de entidades na subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), a vigorar até 31 de março de 2031.

Contudo, até ao prazo limite do concurso, esta segunda-feira, apenas os portugueses da Martifer e um grupo russo do setor naval formalizaram propostas.

"Parece que a montanha pariu um rato e só temos duas propostas", disse José Maria Costa, candidato socialista, depois de se reunir com a administração e representantes dos trabalhadores dos ENVC.

"Mas também estranho que, tendo o ministério nomeado um júri presidido por um magistrado para apreciar as propostas, antes das propostas serem abertas o senhor ministro já diz que a construção naval [em Viana] está garantida. Há qualquer coisa aqui que não bate certo", apontou.

Na segunda-feira, poucas horas depois de a administração dos ENVC ter confirmado que deram entrada neste concurso duas propostas, o ministro José Pedro Aguiar-Branco sublinhou que "ambas preveem a manutenção da construção naval", mas sem garantias sobre a manutenção dos atuais 620 postos de trabalho.

Já o candidato socialista, atual autarca e um ex-quadro dos ENVC, afirma ter saído destas reuniões na empresa "muito preocupado" com o "futuro dos estaleiros" e pelo "estado anímico" que encontrou nos trabalhadores, que "aguardam há dois anos por uma solução".

O PS insiste numa solução que mantenha os ENVC no setor empresarial do Estado, afirmando que a opção de subconcessão dos terrenos e infraestruturas não garante o futuro da atividade e os postos de trabalho.

Além de José Maria Costa (PS), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), Hélder Pena (PAN), Eduardo Teixeira (PSD), Ilda Figueiredo (CDU) e Carlos Meira (CDS-PP/MPT).

PYJ // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.