Candidato do CDS em Viseu promete apostar na proteção civil

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 set (Lusa) - O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, prometeu hoje dar a maior importância à proteção civil e "criar um verdadeiro gabinete" nesta área, caso seja eleito no próximo dia 29 de setembro.

"Viseu tem de facto níveis de qualidade de vida acima da média, mas no que toca à proteção civil está muito abaixo da média nacional. Se for eleito, pretendo dar prioridade à proteção de pessoas e bens", referiu.

No final de uma manhã dedicada a várias ações de campanha pela cidade de Viseu, Hélder Amaral sublinhou que a área da proteção civil deve ser uma das piores heranças deixadas pelo atual executivo municipal.

"Viseu tem esta prioridade completamente invertida. Viseu deve ser a única cidade do mundo civilizado que tem 160 jardineiros e 39 bombeiros municipais", lamentou.

O candidato centrista avançou que pretende "criar na Câmara de Viseu um verdadeiro gabinete da proteção civil, com uma cadeia de comando clarinha, mapas de risco atualizados, planos de emergência definidos e ainda planos de prevenção e pré-prevenção".

Na sua opinião, não se pode fazer política com os soldados da paz, que merecem o respeito de todos.

"Vamos ter de acabar com algumas pessoas que estão ligadas aos bombeiros e que não são suficientemente competentes para ser políticos nem suficientemente corajosos para ser bombeiros. Temos de acabar com aqueles que ficam num patamar intermédio de comando e que acham que os bombeiros são um negócio ou local de emprego para a família", sustentou.

O também deputado do CDS-PP pretende ainda manter uma relação cooperante com todas as associações humanitárias do concelho e com as estruturas regionais e nacionais de proteção civil.

Além de Hélder Amaral, nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.