BE diz "não às promessas para caçar votos" em Vila Real

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 ago (Lusa) -- A candidatura do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Vila Real fez hoje a única arruada nesta campanha eleitoral, com os bloquistas a dizerem "não às promessas para caçar votos" e a prometerem fazer frente aos "interesses instalados".

"Vejo os outros partidos todos os dias nos mercados e isso é uma repetição das mesmas coisas e o Bloco tem uma postura diferente. A nossa política é mais de esclarecimento do que uma política de carros a gritarem música e chavões", afirmou o cabeça de lista do BE em Vila Real, Rui Cortes.

A candidatura bloquista distribuiu panfletos com as propostas para estas eleições, mas não conseguiu dar resposta aos vários pedidos de brindes, de sacos e canetas dos comerciantes e clientes que esta manhã estavam no mercado municipal.

"Não temos nada para oferecer, só papéis", gracejou Rui Cortes.

O candidato ficou triste com o "mercado vazio e envelhecido" que encontrou e a "perda completa de dinamismo da vida" que ali havia antes.

"Está tudo virado atualmente para as grandes superfícies e o poder de compra realmente diminuiu também. É o coração da cidade e a dinâmica da cidade que aparece completamente destruída", lamentou.

Preocupado com a "situação dramática" de muitos habitantes do concelho, o BE propõe a criação de um gabinete adstrito a um vereador na área social, já que considera que é "necessário atuar energeticamente para evitar uma situação de calamidade pública que se avizinha".

Para o Bloco, economia é também democracia, pelo que quer "envolver os habitantes nas decisões" implementando, sendo que possível, orçamentos participativos.

O partido defende ainda "a desburocratização dos pesados serviços municipais", que considera ser um "convite constante à ilegalidade", e quer que os fundos comunitários "não continuem a ser desperdiçados".

No domingo, Rui Cortes vai ter como opositores António Carvalho (PSD), Rui Santos (PS), Jorge Pinho (CDS-PP) e Júlia Violante (CDU).

PLI // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".