Candidato do PS em Gaia apresenta projeto que "foi sempre uma promessa eleitoral"

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 24 set (Lusa) - O candidato do PS à Câmara de Gaia disse hoje que o seu projeto para a requalificação do Parque de S. Caetano, em Vilar do Paraíso, "é o mais difícil" para si, porque, nos últimos 16 anos, foi uma promessa eleitoral.

Eduardo Vítor Rodrigues completou a sua ideia referindo que, porém, "quase nada foi feito" e por isso "os cidadãos olham para ele já com um nível de desconfiança acumulado por 16 anos de promessas não cumpridas".

O candidato receia ser visto pelos eleitores como "mais um" que lhes promete recuperar aquele espaço, o qual, em sua opinião, "é dos exemplos mais extraordinários de como se pode mentir" ao longo de tanto tempo.

"Este projeto foi muitas vezes assumido como uma promessa, sabendo-se de antemão que não era uma prioridade da Câmara Municipal fazê-lo, e a demonstração mais evidente disso é que em nenhum plano de atividades e orçamento dos últimos 16 anos constou", afirmou.

Eduardo Vítor crê que o projeto, que hoje apresentou, "vai ter uma grande repercussão na qualidade de vida das pessoas".

O Parque Urbano de S. Caetano encontra-se abandonado e o candidato socialista propõe-se reabilitá-lo se, no próximo domingo, for eleito presidente da Câmara, investindo ali "600 mil euros".

O socialista disse que Gaia precisa de "um equilíbrio" entre a sua afirmação nacional e "a necessidade de ter um presidente de Câmara que olhe para o dia-a-dia das pessoas e isso, muitas vezes, faz-se com obras simples", como a que este projeto contempla.

Eduardo Vítor afirmou que "essas obras não dão origem a grandes inaugurações e a espetáculos pagos a peso de ouro", gerando antes "contextos de fruição ambiental, desportiva e cultural que são muito importantes em municípios como Vila Nova de Gaia".

A proposta de requalificação do Parque de S. Caetano, do arquiteto Jorge Ventura, abrange, nomeadamente, o "aproveitamento dos espaços e equipamentos existentes", como a desativada pista de karting ou a casa Fanny Owen, e a "ligação com a Academia de Música de Vilar do Paraíso", que fica perto.

"No fundo, é uma reorganização de todo o património existente", para que possa ser usufruído, explicou Jorge Ventura.

Além do socialista Eduardo Vítor Rodrigues, estão na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia os candidatos Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

AYM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.